Urologista em Goiânia

Impotência sexual: quais são as causas e como tratar?

Apesar de muitos saberem que existe, a impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, ainda é um dos maiores tabus entre homens de todas as idades. O problema é comum e atinge a muitos, mas por terem vergonha, a maioria das pessoas deixa de buscar tratamento.

Acompanhe a leitura do artigo e entenda mais sobre o problema, como ele surge o que pode ser feito para o seu tratamento.

Impotência sexual, o que é?

A disfunção erétil se resume na incapacidade de obter uma ereção, mantê-la a ponto de conseguir a penetração ou mesmo de terminar o ato sexual de maneira satisfatória. É importante ressaltar que só é considerado um quadro de impotência sexual quando os episódios mencionados acima ocorrem de maneira frequente.

A impotência sexual no Brasil é mais comum do que se imagina, com são mais de 10 milhões de homens sofrendo com esse problema no país. A percepção do problema se dá, primeiramente, com o próprio paciente, que será o primeiro a notar os sinais e levar ao urologista para confirmação do diagnóstico.

Disfunção erétil e suas causas

Diferente da maioria das doenças que um urologista pode tratar, a impotência sexual nem sempre está ligada a fatores físicos. Em muitos casos o problema está relacionado a fatores psicológicos. Normalmente o paciente com essa condição acaba tendo um misto das duas ordens. Por isso além do tratamento com urologista é aconselhável o acompanhamento de um psicólogo.

Porém, alguns fatores podem ser diretamente relacionados com a impotência sexual, entre eles estão:

  • tabagismo;
  • uso de drogas recreativas;
  • doenças neurológicas;
  • depressão;
  • hipertensão arterial;
  • diabetes melito;
  • doenças cardiovasculares;
  • trauma pélvico e;
  • idade.

Também é necessário estabelecer a frequência desses casos. Se ela apareceu de forma súbita ou gradual, se é intermitente ou permanente. Isso influenciará na descoberta da causa.

Após realizar o diagnóstico, o urologista irá encaminhar o tratamento, sempre conforme o caso de cada paciente.

Impotência sexual e seu tratamento

Conforme mencionado acima, não há uma única causa para a impotência sexual, por isso os tratamentos podem ser os mais variados. Confira alguns dos mais utilizados:

Diabéticos com disfunção erétil – a diabetes não atrapalha somente a ereção, mas o sistema nervoso como um todo. Nestes casos o uso de substâncias que provocam a vasodilatação do pênis no corpo cavernoso é a indicada.

Próteses penianas – Há casos onde a melhor opção é colocar uma prótese – ou melhor, um implante já que não é uma substituição em algo que falta. Esse implante de silicone é colocado na base do corpo cavernoso, ajudando na ereção sem dificultar a ejaculação nem diminuir o prazer.

Sildenafil – dentre os medicamentos, esse composto que atua na vasodilatação do pênis tem se mostrado eficaz para pacientes com diabetes, disfunções provindas de traumas da medula ou na prostatectomia.

Outros métodos

Outras formas de tratamento que podem ser adequadas caso a caso são: psicoterapia, uso de drogas orais como inibidores da fosfodiesterase tipo 5, bomba de vácuo e até mesmo intervenção cirúrgica nas artérias.

É de extrema importância ser acompanhado por um urologista que orientará o seu caso de maneira correta desde o diagnóstico, passando pelo tratamento até uma eventual cura da impotência sexual. Assim, gradativamente o paciente voltará a ter uma vida sexual saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe