Infecção Urinária

Por que a infecção urinária é mais comum em mulheres?

Urina mal-cheirosa, necessidade frequente de ir ao banheiro, ardor ao urinar podem indicar a ocorrência de infecção urinária. Particularmente comum em mulheres, essas infecções são devidas a uma proliferação anormal de bactérias no sistema urinário.

O sistema urinário apresenta defesa que reduz o risco de infecções. A primeira defesa passa pela urina. Ela é estéril, mas também ácida, o que inibe a multiplicação de bactérias. Uma segunda defesa é a eliminação desta urina. Isso é feito através de uma forte pressão que dificulta a escalada das bactérias para a bexiga . No caso das infecções do trato urinário, na maioria das vezes, as bactérias se elevam da uretra para a bexiga e em algumas das vezes, segue para os rins.

Quais são os sinais de uma infecção urinária?

Uma infecção no trato urinário é perceptível da seguinte forma:

• dor e ardor ao urinar (algúria);
  • o esvaziamento da bexiga é difícil (disúria);
  • necessidade frequente de urinar, com pequenas quantidades de urina de cada vez;
  • dor sobre o púbis, possivelmente cãibras.

Se os agentes patológicos se espalharem mais, a inflamação pélvica renal pode seguir. Febre alta, dor na área do rim e mal-estar grave também podem ser sinais de infecção.

Infecção urinária em mulheres: uma questão de anatomia

Com um comprimento de 20 a 25 cm, a uretra dos homens é cerca de dez vezes mais longa que a das mulheres e, além disso, seu orifício fica muito mais distante do ânus. O risco de as bactérias da flora intestinal chegarem é menor. Na bexiga, isso é quase um feito. Uma uretra longa tem vantagens: os homens raramente apresentam cistite. E, quando acontece, muitas vezes é mais tarde, quando a próstata aumenta.

Nas mulheres, a proximidade entre o ânus e o orifício externo da uretra (o meato urinário) facilita grandemente o acesso de bactérias intestinais a partir do recto(enterobactérias), como a Escherichia coli. Além disso, sendo a uretra feminina muito curta (apenas 4 cm), facilita o acesso de bactérias à bexiga. A gravidez, o uso de um diafragma como meio de contracepção e o uso de tampões durante a menstruação aumentam o risco de infecção do trato urinário.

Uma infecção do trato urinário feminino geralmente não é algo complicado: com o tratamento adequado, comumente leva apenas de dois a três dias, até desaparecer completamente. Alguns dos sintomas desaparecem sozinhos. No entanto, os sintomas da infecção do trato urinário durante a gravidez podem ser mais graves.

Evitando riscos

Essas dicas podem se tornar hábitos que reduzirão significativamente o risco de infecção urinária:

• beber bastante líquido, especialmente água;
  • não segurar a vontade de urinar por muito tempo;
  • limpar-se da frente para trás com papel higiênico, depois de ir para o assento ou depois de urinar;
  • sempre urinar logo após a relação sexual; essa prática libera a uretra e remove as bactérias transmitidas.