A endourologia consiste na abordagem de doenças urológicas por meio de endoscopias. Como resultado, o procedimento não requer grandes incisões e é, portanto, bem mais conveniente para o paciente.
Na atualidade, quase todas as principais patologias dessa área podem ser tratadas a partir da introdução de instrumentos pela uretra, sem a necessidade de métodos invasivos como cortes ou punções. Determinados tumores do rim e bexiga, cálculos renais e ureterais e enfermidades prostáticas são inclusive curáveis por endoscopia, não demandando nenhuma incisão. Pode-se dizer que o uso de laser como terapêutica para tais problemas alterou radicalmente a urologia nos anos recentes.
Para conhecer melhor o método, acompanhe a leitura do post!
As vantagens da Endourologia
Em primeiro lugar, é fundamental destacar que a endourologia conta com uma série de benefícios em relação à cirurgia tradicional. Por não precisar de incisão, a recuperação do paciente após o procedimento é bastante acelerada e tranquila.
Há, ainda, um constante aprimoramento dos aparelhos, o que garante um melhor trabalho para o urologista. Durante a intervenção, o sangramento e o trauma são reduzidos. Tem-se, assim, o retorno precoce às atividades do dia a dia, limitando a ingestão de analgésicos.
Vale ressaltar, contudo, que a tecnologia exige um treinamento e especialização adequados por parte do cirurgião para que seja realizada com êxito. Somente depois da habilitação, o especialista está apto a administrar os equipamentos com segurança. Ele determinará também se o órgão tem condições de se submeter ao procedimento, projetando o potencial do organismo para apresentar complicações e riscos.
Quais doenças podem ser tratadas com o método?
Esse método de tratamento é com frequência empregado para disfunções na bexiga, próstata, uretra e ureter, bem como no interior dos rins. Na sequência, você conhecerá as indicações mais comuns desse recurso:
Nefrolitotomia Percutânea
A Nefrolitotomia Percutânea (NLP) é uma estratégia especialmente eficiente para o cuidado de cálculos renais grandes, com diâmetros superiores a 2 centímetros. A técnica serve também para o tratamento de tumores polipoides da via excretora dentro do rim e nas obstruções ou estreitamentos da parte superior do ureter junto ao rim.
Nesse cenário, é introduzido um aparelho endoscópico (a partir de uma pequena incisão na região lombar) que, guiado por um sistema de raio-x acoplado à mesa cirúrgica, permite visualizar o ponto exato a ser alcançado. Conforme o diagnóstico do paciente, o médico determinará e seguirá a conduta mais adequada para o procedimento.
Ureteroscopia
Consiste na utilização de um dispositivo com câmera para acessar o ureter e a área interna do rim. De maneira geral, a ureteroscopia é utilizada para a remoção de cálculos no ureter.
Cistoscopia
Esse exame verifica o interior da bexiga e da uretra com um equipamento que possui câmera. A tática auxilia indivíduos com infecções urinárias recorrentes, sangramentos na urina e lesões da bexiga.
Se você enfrenta alguma das questões mencionadas acima, converse com o seu médico sobre a possibilidade de investir na endourologia e seus diversos benefícios. Como se consegue concluir, a metodologia traz diversos pontos positivos e tem inúmeras aplicações!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!