A Cirurgia Robótica, ou Cirurgia Robô-assistida, é uma evolução da Cirurgia Laparoscópica. Na técnica robótica o acesso ao órgão alvo também é realizado através de pequenas incisões, e o cirurgião comanda o robô, que por sua vez controla as pinças que estão no paciente, reproduzindo os movimentos realizados pelo cirurgião no “console” de comando com os mínimos detalhes e grande precisão.
Normalmente, são colocados trocaters abdominais por pequenas incisões, onde as pinças do robô entram para realizar a cirurgia.
A Cirurgia Robótica e Oncologia
Na urologia a maioria das cirurgias oncológicas se beneficiam da utilização do sistema robótico durante sua execução, diminuindo a morbidade para os pacientes, tais como: prostatectomia radical, nefrectomia parcial, nefrectomia radical, nefroureterectomia, cistectomia radical, etc.
Esta tecnologia esta disponivel no Brasil desde 2008, e um grande número de hospitais já disponibiliza este equipamento para beneficiar os pacientes que necessitam intervenções cirurgicas minimamente invasivas de alta complexidade.
A Cirurgia Robótica e as cirurgias benignas urológicas
Além das cirurgias oncológicas que já são muito bem estabelecidas na cirurgia robótica, cirurgias urológicas benignas podem ser feitas com o auxílio do robô como: pieloplastias, prostatectomias transvesicais, diverticulectomias vesicais, reimplante ureterais e sacropromontofixações.
As principais vantagens da Cirurgia Robótica são:
- Visão tridimensional;
- Filtro de tremor;
- Visão magnificada e
- Maior amplitude de movimentos.
Estas características contribuem para uma cirurgia mais precisa e delicada, com excelente resultado oncológico, minimizando os efeitos colaterais.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!