Urologista em Goiânia
Incontinência Urinária

Como tratar a incontinência urinária durante a gravidez

Muitas gestantes reclamam de incontinência urinária durante a gravidez. A necessidade de urinar com frequência é algo normal, até porque o útero aumenta por conta do tamanho do bebê e pressiona com mais força a bexiga. Contudo, a situação pode ser algo normal até certo ponto, quando a gestante percebe que qualquer locomoção ou ação leva a bexiga a emitir jatos de urina, com pouco ou nenhum controle sobre a ação.

Para reduzir as idas frequentes ao banheiro e também promover autocontrole nos períodos para urinar, algumas medidas são pertinentes para que a bexiga não fique tão cheia e os músculos pélvicos não sejam atingidos pela expansão do útero.

Tratamentos para incontinência urinária na gravidez

Fisioterapia

É a dica mais recomendada pelos médicos porque ela age diretamente nos músculos pélvico-abdominais. Não é bom prender o xixi, mas deixar que os músculos fiquem descontraídos prejudica o controle da urina. A fisioterapia ajuda a controlar a contração dos músculos, de modo que a bexiga possa conter os jatos de urina com facilidade.

É preciso esvaziar a bexiga e, em seguida, contraí-la por 10 segundos. Esse exercício pode ser feito 3 vezes, com intervalos de 5 segundos para os músculos relaxarem e depois se contraírem de novo.

Pilates

O pilates fornece um auxílio parecido com a fisioterapia, mas ele não concentra seus benefícios somente na área pélvica. Os glúteos, a uretra e o períneo também são beneficiados porque, além de fortalecidos, os músculos abstraem a consciência corporal da necessidade de urinar.

Usar uma bola ou realizar agachamentos simples são recursos que vão educando a bexiga a obedecer aos comandos para urinar e só receber estímulos para fazer xixi quando a grávida sentir que é preciso.

Absorvente neutro

Essa pode ser uma dica que também é considerada uma necessidade. No início, as grávidas realmente não conseguem controlar o xixi completamente. Para evitar constrangimentos ou possíveis dores no ato de contrair o músculo instantaneamente, é bom usar absorventes higiênicos neutros para absorver a urina.

Se você conseguir mensurar períodos em que a vontade de urinar é evidente, é possível também montar períodos para usar o absorvente. Caso contrário, use-o constantemente até que seja possível o controle ideal da bexiga.

Outros tipos de exercício ainda mais específicos podem ser feitos com a ajuda de um fisioterapeuta e com o acompanhamento próximo do ginecologista. É importante salientar que, mesmo aprendendo a controlar a urina, não é bom deixar de urinar. Mas se essa necessidade for sempre contínua e ainda vir acompanhada de ardência, é preciso procurar rapidamente um urologista para que o problema não evolua para uma infecção urinária.

Com a incontinência urinária sendo constante, não se preocupe em sentar, deitar ou caminhar. O importante é adotar o uso das técnicas recomendadas para que a bexiga aprenda controlar a ação de urinar. Quanto mais exercícios fizer, melhor será o autocontrole.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe