Urologista em Goiânia
infertilidade

7 fatores de risco que podem causar a infertilidade

A infertilidade não é causada apenas por fatores genéticos ou problemas que o homem tem desde muito jovem. A verdade é que existem alguns fatores de risco que podem contribuir para esse problema.

Os chamados fatores tóxicos são os mais comuns, mas também existem fatores relacionados aos testículos, a fatores médicos e as disfunções de ereção ou qualquer outro problema que ocorra durante as relações sexuais.

Conheça agora quais são os principais fatores de risco que causam a infertilidade:

1 – Álcool e cigarro

O álcool e o cigarro se encaixam dentro dos chamados fatores tóxicos ou externos e são prejudiciais à fertilidade masculina.

Além de causar a dificuldade de manter a ereção, reduzem o volume da ejaculação, a movimentação dos espermatozoides e causam alterações hormonais.

2 – Sobrepeso

Estar acima do peso também é um fator de risco para a fertilidade. Além de causar um aumento na conversão da testosterona em estrogênio, a cintura mais larga faz com que haja um aumento da temperatura dos testículos.

Como resultado disso, o sêmen perde qualidade e há até mesmo redução na produção de espermatozoides.

3 – Varicocele

A varicocele é uma doença que atinge os testículos, no caso são varizes que aparecem nessa região. Esse fator é comum no caso de homens que não conseguem ter um segundo filho, mas aparece também naqueles que nunca tiveram filhos.

Está ligado a fatores médicos ou biológicos que prejudicam a fertilidade e precisa receber o tratamento correto para normalizar o tamanho do testículo e os níveis normais de ejaculação.

4 – Anabolizantes

O uso de anabolizantes, por quem deseja ganhar músculos também pode prejudicar a fertilidade e até mesmo deixar o homem estéril.

Por mais que as substâncias usadas sejam à base de testosterona, é observada uma redução na produção de espermatozoides. Esse fator se encaixa dentro daqueles considerados tóxicos ou externos.

5 – Diabetes

Homens que lidam com a diabetes precisam manter a doença sob controle para evitar a infertilidade.

Devido à desregulação dos hormônios, há redução nos níveis de testosterona no corpo e consequentes problemas na produção de espermatozoides.

A ejaculação retrógrada também pode aparecer em homens que têm diabetes e nesses casos não há eliminação total do sêmen.

6 – Alimentação inadequada

A alimentação inadequada contribui para a queda da fertilidade. Principalmente nos casos em que é rica em gorduras e carboidratos e pobre em frutas e verduras.

O ideal é manter uma alimentação balanceada, de forma a garantir que a produção de espermatozoides se mantenha sempre nos níveis considerados normais.

7 – DST

Algumas doenças sexualmente transmissíveis também podem estar ligadas à baixa da fertilidade masculina e se encaixam nos fatores de risco biológicos.

É o caso da gonorreia e da clamídia, que causam inflamações nos testículos, fazendo com que os espermatozoides não sejam eliminados durante a ejaculação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe