Quando você fez sua última consulta ao urologista? A consulta é muito importante, e vamos lhe explicar o porquê.
Homens, ao contrário das mulheres, ainda resistem em fazer um checape médico anual, independente da especialidade. Por esta razão, muitas doenças, como o câncer de próstata, por exemplo, são diagnosticadas tardiamente.
Na infância, a presença dos meninos é mais frequente no consultório do pediatra, e, por recomendação médica, podem ser encaminhados ao urologista pediátrico para fazer exames específicos dos órgãos genitais e do funcionamento do aparelho urinário.
Porém, a partir da adolescência, a rotina de consultas preventivas deixa de existir. Jovens e adultos, geralmente, só buscam ajuda médica quando percebem algum sintoma, aparentemente, grave.
Quantos homens sofrem de impotência sexual, mas não têm coragem para buscar ajuda médica? O que dizer, então, do preconceito que ainda existe com relação ao exame de toque retal, importantíssimo para o diagnóstico do câncer de próstata?
Quantos homens ainda não sabem que, a partir dos 50 anos, enfrentarão os sintomas da andropausa, causados pela diminuição gradativa na produção de testosterona, hormônio masculino? São problemas que podem ser tratados, precocemente, com o check-up urológico.
É importante saber que o médico urologista não trata apenas do aparelho reprodutor masculino. O especialista também cuida do aparelho urinário, ou seja, além dos homens, as mulheres também podem consultar o urologista quando apresentam problemas, como infecção urinária, bexiga hiperativa, incontinência urinária, pedra nos rins, síndrome da bexiga dolorosa (inflamação crônica da bexiga), entre outras enfermidades.
Quando e por que fazer o checkup urológico
- 3 a 11 anos: médico urologista acompanha o desenvolvimento dos órgãos genitais do menino e avalia se será necessário fazer a cirurgia de fimose, ou se é possível resolver o problema com medicação específica.
- 12 a 18 anos: avaliação física, orientação sobre a anatomia dos órgãos genitais, informações e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, sexo seguro, prevenção à gravidez indesejada, disfunções urinárias, ejaculação precoce, entre outras questões relacionadas à sexualidade masculina.
- 20 a 50 anos: avaliação física geral e exames preventivos do câncer de testículo e câncer de próstata – principalmente, quando há histórico familiar desses tipos de doenças. Além disso, o médico urologista solicitará aos pacientes com 40 anos de idade ou mais os exames laboratoriais (sangue, urina e fezes) e do coração. A partir dos 40, o homem precisa fazer todo ano os exames preventivos do câncer de próstata: toque retal, teste PSA e ultrassonografia da próstata.
- Após os 50 anos: além da rotina de exames preventivos do câncer de próstata e dos testículos, o paciente receberá orientações e tratamentos para os sintomas da andropausa e outros problemas que podem surgir ao longo do envelhecimento, como a impotência sexual e a incontinência urinária.
A consulta urológica também é importante em caso de infertilidade masculina. Quando o casal não consegue engravidar, a mulher é a primeira a buscar ajuda médica. Porém, esta não é uma responsabilidade somente da mulher. O homem também precisa fazer uma bateria de exames para verificar se está apto a engravidar a companheira.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!