Problema também conhecido por hematúria, o aparecimento de sangue na urina pode significar uma série de agravos que devem ser considerados com cuidado. Seja nos homens ou nas mulheres, as causas são bem específicas – e os tratamentos mais ainda.
Isso não quer dizer que a atenção precisa ser mais rigorosa em alguns casos do que em outros, afinal, essa irregularidade é um sinal de que algo ainda mais complexo precisa ser tratado, e com a devida cautela.
Por que há sinais de sangue na urina?
Assim como uma febre ou uma dor qualquer, o corpo pode sinalizar alguns sintomas que indicam algo errado no organismo. O caso de sangue na urina é a mesma coisa. Normalmente, dois casos apresentam esse problema: pedras nos rins e infecção urinária. Porém, eles não são as únicas situações possíveis para sua ocorrência. Em alguns casos, ainda há alguns critérios que os médicos levam em consideração, como: gravidez, consumo de remédios controlados, e alimentação muito concentrada em corantes e conservantes.
Como é feito um diagnóstico?
1. Infecção urinária
No caso de uma infecção urinária, o médico detecta dificuldades que a pessoa tem ao urinar, como a incidência de dores, ardência no sistema urinário, e um peso a mais, sentido na parte baixa da barriga.
2. Consumo de medicamentos
Se uma pessoa consome remédios anticoagulantes, o sangue vai aparecer na urina em uma quantidade moderada ou intensa. Isso pode significar que o corpo não está se adaptando direito e, nesses casos, é necessário passar por uma visita ao médico para reformular o consumo.
3. Câncer
O sangue também pode sinalizar um câncer na bexiga ou nos rins. Caso aconteça, o médico poderá analisar o caso através de exames de imagem, como ultrassonografias. Além disso, a dor nessas regiões e a perda de peso também são formas de diagnosticar algum possível erro com o corpo.
4. Pedras nos rins
É o caso mais comum. Além do sangue, pode vir queimação na parte baixa da barriga (na área da bexiga), dores na lombar e náuseas.
Como resolver?
Casos de medicamentos controlados e consumo de alimentos avermelhados podem ser resolvidos com uma readaptação de hábitos. Um uso mais moderado dos remédios ou a troca por medicamentos menos severos, e um baixo consumo de alimentos avermelhados e mais saudáveis são grandes dicas para que a ocorrência de sangue diminua na urina.
Se o problema for pedras nos rins ou infecção urinária, é fundamental procurar um urologista para fazer a análise e constatar se o problema é isolado ou se está associado a uma infecção.
O sangue na urina pode ficar mais acentuado se a ajuda médica não for feita. O uso de antibióticos é a indicação mais comum para resolver o problema. Mas, a melhor dica é beber água numa média de 2 litros por dia para que as vias sejam purificadas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!