No artigo de hoje vamos falar sobre a ejaculação retardada, um problema sexual que pode ser temporário ou durar ao longo da vida. Uma doença que incomoda bastante os homens, mas que pode ser tratada. Vamos lá?!
Considerações sobre a doença
Muitos homens costumam controlar, de forma consciente, o tempo da ejaculação para o sexo durar mais. No entanto, no caso da ejaculação retardada, esse atraso é algo involuntário. Há o desejo de chegar ao orgasmo, porém ele não acontece.
O problema interfere não apenas na vida sexual do homem, mas no dia a dia, uma vez que acaba impactando na autoestima e na autoconfiança.
Conheça os fatores de risco
Quando o homem tem dificuldades de chegar ao orgasmo durante a relação sexual e isso se torna uma constante, provocando estresse e angústia, é sinal que algo não está bem!
É importante ressaltar que alguns fatores podem contribuir para o aparecimento do problema. A disfunção erétil é um deles. Homens que possuem dificuldades para conseguir ou manter a ereção por um tempo podem vir a ter a ejaculação retardada. Além disso, outras causas propiciam essa situação, tais como:
- Inflamações e infecções na área da próstata
- Doenças respiratórias
- Doenças cardiovasculares
- Diabetes
- Uso de medicamentos em excesso, como antidepressivos
- Fatores psicológicos, como ansiedade, traumas etc
- Consumo abusivo de álcool e drogas
- Idade avançada
Como é feito o tratamento da ejaculação retardada?
Antes de iniciar o tratamento é preciso investigar as possíveis causas do problema. Para que isso ocorra, é feita uma consulta para saber o histórico de saúde do paciente. Dependendo do diagnóstico, algumas atitudes são tomadas para estabelecer o equilíbrio metabólico.
Geralmente são receitados medicamentos orais e solicitados alguns exames. Caso o problema tenha alguma relação com fatores emocionais, recomenda-se um tratamento psicológico ou psicoterapeuta.
Quando procurar ajuda médica?
O urologista deve ser procurado, nos seguintes casos:
- A ejaculação retardada for, realmente, um problema e começar a interferir nas relações interpessoais
- Se houver algum problema de saúde que possa ter ligação com a ejaculação ou quando utilizar medicamentos que provocarem efeitos colaterais.
É importante destacar que sempre é válido buscar ajuda médica, quando notar que algo não vai bem. O tratamento é mais bem-sucedido a partir do momento que o paciente aceita o problema e passa a dividi-lo com seu/sua parceira/o.
Como prevenir?
Como é possível perceber, vários fatores podem levar esse problema. Não existe uma receita específica para evitar a doença. Porém, adquirir hábitos saudáveis é sempre recomendável. Por isso, para ter uma saúde sexual saudável, procure:
- Exercitar constantemente
- Dormir o suficiente
- Diminuir o consumo de álcool
- Passar mais tempo com seu parceiro
- Buscar atividades para relaxar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!