A adoção de hábitos de vida saudáveis, o autocuidado e o acompanhamento clínico são fundamentais para manter a qualidade de vida e a boa saúde de qualquer pessoa, não é mesmo? Porém, quando se trata da saúde do homem, muitas vezes a saúde é negligenciada. Talvez por falta de informação ou por vergonha de procurar ajuda médica, eles representam a parcela da população que mais adiam a ida a consultórios médicos.
É preciso ficar atento, principalmente, com as doenças relacionadas ao universo masculino. No artigo de hoje, vamos falar sobre câncer de pênis. O tumor, que é bastante raro e tem mais incidência em homens com idade acima dos 50 anos tem suas causas relacionadas à má higiene e à circuncisão.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste do país.
Principais sintomas do câncer de pênis
Os sintomas mais comuns dessa doença são:
- Surgimento de uma ferida avermelhada na pele
- Aparecimento de um pequeno nódulo no corpo do pênis
- Manchas esbranquiçadas
- Inchaço da extremidade do pênis
- Dor e inchaço nas ínguas da virilha
- Secreção persistente
- Pequenos edemas.
Geralmente, quando está no início, essas lesões costumam não doer. No entanto, é preciso ficar atento aos sinais!
Fatores de risco
Embora não haja uma causa específica para o desenvolvimento do câncer no pênis, alguns fatores são apontados como colaboradores da doença, como:
- Falta de higiene na região pélvica
- Fimose, uma vez que impede a exposição da cabeça do pênis por conta do estreitamento do prepúcio
- Falta de informação.
Diagnóstico
A descoberta é feita através de exame clínico. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será o tratamento. Por isso, é fundamental buscar ajuda e não se envergonhar por conta da doença.
Como é feito o tratamento?
É importante ressaltar que o tratamento irá variar conforme o estágio do câncer. Nas lesões iniciais, o tumor e uma pequena parte dos tecidos ao redor podem ser removidos cirurgicamente ou por ressecção a laser. A remoção completa do pênis e dos gânglios inguinais só é indicada nas fases mais graves da doença.
Como prevenir da doença?
- Ficar atento a limpeza do pênis impedindo o acúmulo de fluido abaixo do tecido prepúcio
- Utilizar camisinha durante as relações sexuais para evitar o HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis
- Realizar o autoexame do pênis e das áreas ao redor
- Procurar ajuda médica, caso notar qualquer alteração no pênis.
Além das atitudes mencionadas acima, realizar a operação de fimose é fundamental para se prevenir. A operação é simples e rápida, não sendo necessária internação. Conhecida como circuncisão, a cirurgia de fimose costuma ser realizada ainda na infância. A operação reduz as chances do homem vir a desenvolver esse tipo de câncer.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!