A próstata é uma glândula localizada no começo da uretra e na base da bexiga. Apesar de seus apenas 3 cm de diâmetro, ela é a responsável por produzir, em média, 70% do líquido proveniente dos orgasmos masculinos.
Diante da localização estratégica que mantém no corpo masculino, quase sempre as doenças de próstata causam sintomas diretamente atrelados à bexiga e à urina.
Esse é o caso da prostatite, uma inflamação que provoca o crescimento anormal da próstata, levando a sintomas como desconforto, dor e dificuldade para urinar. Na maioria das vezes, a doença está relacionada a infecções bacterianas; mas outros agentes e micro-organismos, tais como fungos e vírus, também podem ser seus causadores.
A infecção pode se manifestar de duas maneiras: aguda, quando é causada por uma bactéria; e crônica, quando é recorrente da idade.
Ao sentir alguma alteração, é importante procurar um urologista. Para saber a hora de buscar ajuda profissional, confira quais são os 6 sintomas mais característicos da prostatite.
1. Dor ou ardência ao urinar
Tanto a dor como a ardência são sintomas que podem se manifestar após a ejaculação, prejudicando a atividade sexual.
2. Vontade muito frequente de urinar
A vontade além do normal de urinar pode acontecer mesmo quando não houver alteração no hábito de beber líquidos, além de ser comum tanto durante o dia como à noite.
3. Dor entre as pernas
A dor incômoda afeta o músculo localizado no meio das pernas, próximo à uretra. Em alguns casos, ela é sentida logo abaixo do umbigo e também entre o ânus e os testículos.
4. Secreção pela uretra
A secreção uretral, além de um sintoma de prostatite, também pode indicar outras condições mais sérias na glândula. Por isso, ao identificá-la, procure um médico especialista.
5. Notável queda na força do jato de urina
A vontade de urinar é enorme, mas chegou ao banheiro e o jato foi tão leve que você ficou surpreso? Desconfie, pode ser prostatite.
6. Queda na libido
Como já mencionamos, a inflamação na glândula também pode causar dor na hora de ejacular, o que atrapalha o próprio apetite sexual do paciente, que pode preferir não ejacular ao sentir o incômodo.
Alguns sintomas, por sua vez, podem ser característicos da prostatite aguda ou prostatite crônica. No caso da manifestação aguda, febre, sensação de mal-estar, fadiga e dores na região do abdômen costumam ser os mais comuns. Por outro lado, a inflamação crônica pode causar desconforto geral na área da próstata, do períneo e até mesmo da coluna lombar.
Agora você já conhece mais sobre a prostatite e seus 6 sintomas mais expressivos. Vale aqui lembrar que alguns deles podem ser indicativos não só da inflamação na próstata, como também, de outras doenças envolvendo a glândula. Por isso, ao identificar a presença de qualquer um destes sinais, agendar uma visita ao médico urologista se torna indispensável.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!