A candidíase é causada por um fungo que todos temos presente no organismo. Geralmente, ela aparece em homens quando estão doentes, tomando alguns tipos de medicamentos ou quando o sistema imunológico está mais debilitado.
É uma doença que causa desconforto e atinge áreas como a boca, os órgãos genitais e, nos piores casos (quando não é tratada), chega à corrente sanguínea e a órgãos importantes.
Como identificar a doença?
A candidíase traz alguns sintomas que tornam possível identificar sua presença. Entre eles, estão:
- inchaço na glande;
- ardor ao urinar ou quando em contato com secreção vaginal;
- coceira;
- vermelhidão e brilho na pele do pênis;
- acúmulo de secreção com cheiro sob o prepúcio.
É importante, porém, lembrar que o diagnóstico correto só pode ser feito por um médico especializado, que irá realizar uma raspagem na lesão para retirar uma amostra.
Como funciona o tratamento?
O tratamento costuma ser feito com medicações em forma de pomada ou creme, que podem ser aplicadas pelo próprio paciente, ou então por remédios via oral e injeções.
Cuidar bem da alimentação também é extremamente importante, pois ela ajuda a prevenir que o fungo que temos dentro do corpo cause a doença, além de promover um estilo de vida mais saudável.
É válido lembrar que não é indicada a prática de relações sexuais durante o tratamento. Além disso, seguir à risca as instruções do médico sobre as dosagens dos medicamentos ajuda na cura mais rápida e sem complicações.
Esse problema também pode ser um sintoma de algo maior, como diabetes mellitus. Por isso, é importante conversar com o seu médico e fazer todos os exames pedidos por ele.
Principais causas da candidíase
Entre as causas da doença, estão as seguintes:
- uso exagerado de antibióticos, pois eles matam bactérias boas e isso causa desequilíbrio no organismo;
- homens que têm o prepúcio longo ou aqueles que sofrem com diabetes podem precisar realizar uma circuncisão para prevenir a doença;
- ingestão de esteroides e remédios que combatem o câncer também enfraquece o sistema imunológico e é uma porta de abertura para o desenvolvimento da doença.
- falta de limpeza na região genital, que torna o local propício para a doença, pois ambientes quentes e úmidos são ótimos para a proliferação de fungos. Assim, recomenda-se manter essa região seca e usar roupas mais leves.
- pessoas que são portadoras de AIDS, câncer ou diabetes são mais propícias a infecções na região da boca.
É importante manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e sempre buscar atividades que irão ajudar o sistema imunológico, pois assim é mais difícil desenvolver a candidíase.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!