Urologista em Goiânia

Glândulas de Tyson: o que são e os problemas que podem causar

Você já ouviu falar das Glândulas de Tyson? Presentes no pênis, são responsáveis pela facilitação do ato sexual e pelo bem-estar do homem.

Este artigo visa falar sobre estas glândulas, sobre as suas particularidades e sobre as suas manifestações físicas.

Se você preza pela saúde e gostaria de entender um pouco mais as minúcias desta temática (além de compreender um pouco mais sobre a saúde masculina), prossiga com a leitura.

O que são Glândulas de Tyson?

Como comentamos brevemente no início do texto, elas estão presentes no pênis, ao redor da glande. Sua função é produzir um líquido que, ao lubrificar a glande, torna mais confortável o ato íntimo.

Estas glândulas, em geral, não são facilmente vistas. Quando se manifestam em pequenas bolinhas brancas (como espinhas) em volta do pênis, porém, tendem a chamar mais atenção. A estas manifestações damos o nome de pápulas peroladas.

Embora sejam uma alteração visível (e que pode provocar algum incômodo estético), as Glândulas de Tyson não costumam ser indício de nenhum problema de saúde grave.

É importante estar atento ao surgimento de caroços, bolinhas ou espinhas no pênis

Existem alterações e problemas que podem causar o surgimento de “espinhas” na região da glande ou mesmo no corpo do pênis. Entre as mais comuns, então:

  • Grânulos de Fordyce: também provocam o surgimento de pequenas bolinhas no pênis. São mais comuns durante a oscilação hormonal da adolescência, mas podem acometer homens de diversas idades. Não são transmissíveis e costumam ser tratados apenas por razões estéticas;
  • Verrugas genitais: não se manifestam como bolinhas brancas, mas também devem promover um estado de alerta. São ásperas ao toque e possuem aspecto semelhante ao de uma verruga comum (como as flores de uma couve-flor). Em geral, as verrugas genitais são resultado de uma infecção pelo HPV;
  • Líquen plano: inflamação benigna que promove o surgimento de pequenas bolinhas ou caroços vermelhos. Costuma causar comichão, mas geralmente desaparece dentro de algumas semanas. O tratamento visa aliviar os sintomas e acelerar o processo de cura.

É primordial levar qualquer alteração física ao conhecimento de seu médico urologista, para que ele possa descartar a existência de problemas distintos ou de uma doença sexualmente transmissível.

Opções de tratamento para as Pápulas Peroladas

Como comentamos, as pápulas peroladas são benignas e não costumam exigir nenhum tratamento de impacto ou medicamentoso.

Alguns homens, no entanto, podem ter dificuldades para lidar com a circunstância. Caso isso ocorra, o especialista pode sugerir os seguintes tratamentos:

  • Cirurgia para remoção: após a aplicação de anestesia local, o médico faz uma pequena cirurgia para remover as glândulas visíveis. A técnica não exige internação;
  • Cauterização: também feito com anestesia local, consiste em queimar as glândulas visíveis e removê-las do pênis.

Estes procedimentos costumam ser raros, uma vez que esta não é uma situação que oferece perigo ao paciente.

Caso o indivíduo afetado se sinta constrangido ou incomodado de alguma forma com a existência visível das Glândulas de Tyson, o tratamento coerente e responsável poderá ser indicado pelo médico urologista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe