A dor ao urinar é um sintoma que pode indicar diversas causas, como algum tipo de inflamação no trato urinário, isto é, nos órgãos onde a urina é produzida, armazenada e excretada.
Essa dor pode também ser classificada como disúria, sendo compreendida como uma dificuldade em urinar, apresentando sintomas parecidos com os de uma inflamação ou infecção urinária, da uretra, da bexiga e ainda dos rins.
Entre os sintomas mais comuns que podem ocorrer no momento da micção, destacamos:
- queimação;
- ardência;
- pontada;
- desconforto;
- dor na bexiga ou uretra.
Possíveis causas da dor ao urinar
É importante que a pessoa fique atenta aos sintomas e faça uma consulta médica para um diagnóstico preciso do problema, uma vez que ele pode ter várias causas.
Infecção urinária
A infecção é a causa mais frequente da ardência ao urinar e atinge mais as mulheres, devido à proximidade da uretra com o ânus, favorecendo assim a proliferação de bactérias na uretra. Nos homens, pode acontecer devido à má higiene íntima ou à prática de sexo anal sem preservativo. Idosos com problemas na próstata também podem apresentar a doença.
Sintomas comuns da infecção urinária:
- queimação;
- sensação constante de bexiga cheia;
- febre baixa;
- odor forte na urina;
- incontinência urinária.
Candidíase
A candidíase se manifesta devido a um aumento excessivo de fungos nas partes íntimas e é mais comum em mulheres em razão da umidade na região. Além disso, pode ocorrer por enfraquecimento do sistema imunológico, uso de antibióticos ou após resfriados.
Sintomas da candidíase:
- coceira intensa na região íntima;
- rubor;
- corrimento esbranquiçado;
- desconforto durante o contato.
Infecções sexualmente transmissíveis
As Infecções sexualmente transmissíveis (IST) também provocam dor ao urinar e são contraídas por meio de relações sexuais sem proteção.
Sintomas das IST:
- corrimento amarelado com forte odor;
- sangramento;
- coceira e úlcera na região genital.
Pequenas lesões no órgão genital
A ocorrência de pequenas lesões na região genital provoca irritações que podem ser agravadas na presença da urina, causando dor e até sangramentos. É mais comum em mulheres devido ao atrito causado durante o contato íntimo.
Produtos de higiene íntima
O uso de alguns produtos na região íntima pode causar a alergia e desequilibrar o pH da urina, ocasionando a dor durante a micção. A ardência pode vir acompanhada de vermelhidão e coceira constante na região íntima.
Diagnóstico e tratamento
A dor peniana é um sintoma e não uma doença, e seu tratamento é definido conforme o diagnóstico do problema. Em mulheres, o tratamento pode ser iniciado sem exames complementares se a infecção urinária não apresentar outras complicações ou doenças associadas.
Como dito, a dor ao urinar pode apontar problemas causados por fungos e bactérias, infecções sexualmente transmissíveis ou alergia química. Portanto, é preciso consultar um médico urologista quando essa ardência permanecer por mais de três dias. Esse profissional fará exames para compreender a causa e iniciar o tratamento adequado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!