A urologia é uma especialidade que trata várias doenças do trato urinário e genital. O urologista pode ajudar a abordar e resolver os problemas que afetam a intimidade como incontinência, disfunção erétil e infertilidade, de forma profissional e sem tabus.
Para as meninas, uma visita ao ginecologista é uma questão óbvia. Contudo, tem sido diferente com os rapazes na puberdade e adolescência. A inibição de ir com perguntas e problemas para o médico dos homens é alta entre os adolescentes. É uma questão que precisa mudar.
Os garotos que acabaram de sair da infância recebem poucas informações confiáveis sobre sexualidade, hormônios e mudanças durante a puberdade. As respostas para as perguntas que agora estão “queimando suas orelhas” vêm da Internet. Muitas vezes o que se encontra lá pode ser duvidoso, incompleto e enganoso.
O urologista como um consultor
Os adolescentes do sexo masculino quase nunca falam sobre temas sensíveis com seus pais. Muitos consideram embaraçoso falar com a mãe ou o pai sobre sexualidade e sobre preocupações e inseguranças típicas.
No entanto, falar sobre doenças não precisa ser um tabu durante consultas médicas. Por exemplo, quando se trata da prevenção, pode-se ensinar aos pacientes que os preservativos impedem não apenas a gravidez, mas também doenças como a AIDS, hepatite ou verrugas genitais, bem como precursores do câncer do colo do útero através do papilomavírus humano (HPV).
Uma conversa esclarecedora pode funcionar tão bem em tais encontros de maneira que os adolescentes desenvolvam uma consciência de saúde e uma relação de confiança com o médico. Para isso, o conhecimento técnico do urologista por si só não é suficiente. Ele tem que ter o tom certo na consulta, ele tem que ter empatia com os adolescentes.
Chave para melhorar a saúde dos homens
Normalmente, para os homens, desenvolver o hábito de consultar o urologista não é uma situação muito simples. No entanto, é de suma importância que eles não esperem até que atinjam uma certa idade. O ideal é iniciar esse hábito na infância ou na adolescência.
À primeira vista pode parecer paradoxal que, no mundo hipersexualizado em que vivemos, garotos tenham tanta dificuldade de discutir sua genitalidade e sua sexualidade.
Ao desenvolver o hábito de levar os jovens às consultas, especialmente estabelecidas como método de educação para a saúde, encontra-se a chave para a saúde dos homens em idade adulta. Além disso, facilita a vivência mais responsável e cuidadosa do sexo, supostamente mais forte, com seu próprio corpo e daqueles com os quais se relacionará ao longo da vida.
Visitar regularmente o urologista é uma das medidas mais importantes para evitar problemas tais como a ejaculação precoce ou disfunção erétil e doenças como o câncer da próstata, que tem uma incidência elevada no Brasil, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!