É curioso que casos de pedra nos rins aumentem durante o verão. Com o aumento da temperatura, automaticamente também aumenta o número de consultas por pessoas com pedra nos rins.
Com este artigo você entenderá melhor a relação entre verão e pedra nos rins. Saiba por que isso acontece e como se prevenir.
O que são pedra nos rins?
Também denominadas cálculos renais, são substâncias sólidas, frequentemente afiadas, constituídas de sais minerais e ácidos. Elas podem passar através do ureter, o tubo que conecta o rim e a bexiga, e causam dor lombar e alto desconforto genital.
Por que no verão?
É possível perceber que mais indivíduos chegam ao pronto-socorro com dor e os demais sintomas de pedras nos rins no verão do que nos meses de inverno. Ocorre essa associação porque, no verão, normalmente, há mais ácido úrico na urina, que é um fator preponderante para se desenvolver pedra nos rins.
Outro ponto é a sobrecarga renal ao se filtrarem as impurezas da alimentação, uma vez que o corpo perde muita água com o suor. Não ocorrendo reposição adequada, consequentemente, haverá mais casos de pedra nos rins.
Como prevenir?
Alimentação balanceada, ingestão de muita água e prática de exercícios físicos são fundamentais no verão. Verduras, frutas e legumes sempre serão a chave para prevenir diversas doenças, incluindo as pedras nos rins.
É essencial não esperar sentir sede para se hidratar. Quando se sente sede o corpo já está sendo castigado com falta de água, por algumas horas. O ideal é não aguardar a sensação.
Outra regra para todos os meses do ano, mas especial no verão é ingerir menos sal. Reduza também a ingestão de proteína animal. Carnes e produtos derivados devem ser consumidos em menor quantidade.
Os principais alimentos que devem ser menos consumidos no verão, para evitar o cálculo renal, são:
- morango;
- uva;
- espinafre;
- nozes;
- batata doce;
- chocolate;
- caldos prontos;
- molho shoyu;
- sopas de pacote;
- macarrão instantâneo;
- sucos artificiais;
- refrigerante.
Quais são os sintomas?
Alguns dos sintomas que a pessoa acometida de pedra nos rins pode ter são:
- dor lombar aguda;
- dor na lateral, costas ou flanco;
- dor na hora de urinar;
- sensação de queimação na hora de urinar;
- vontade excessiva de urinar (mesmo que não saia nada);
- náusea e vômito;
- sangue na urina.
Não é necessário que todos os sintomas ocorram. Havendo alguns, já é preciso consultar um médico.
A dor que a maioria das pessoas sente quando tem pedra nos rins é lancinante. Assim, é melhor prevenir, evitando certos alimentos no verão e ingerindo muita água.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!