Urologista em Goiânia
cálculos renais

Como prevenir a formação de cálculos renais?

Os cálculos renais, mais conhecidos como pedras nos rins, causam cólicas extremamente dolorosas. Cerca de 10% da população apresenta a condição em algum momento da vida e, dentre elas, metade sofre com o problema novamente nos anos subsequentes.

Nesse cenário, a boa notícia é que a prevenção da doença pode ser realizada com atitudes saudáveis simples no dia a dia. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que são os cálculos renais?

As pedras que causam todo o problema são formadas na urina, quando há uma concentração de certos elementos químicos, como o cálcio e o fósforo, ou o próprio ácido úrico. Essa junção se transforma em cristais, dos mais variados tamanhos. A dor ocorre quando elas bloqueiam o fluxo da urina, e acabam “entalando” quando o corpo tenta expeli-las. A dor é variável, já que depende do tamanho dos cristais, mas em alguns casos eles são tão grandes que só podem ser retirados cirurgicamente.

Como se prevenir contra cálculos renais?

1. Beba líquidos. Muita água, principalmente!

O principal fator que favorece a formação das pedras é a pouca ingestão de água. Tomar bastante água faz com que os rins funcionem corretamente e se mantenham sempre “limpinhos”, já que haverão cerca de dois litros diários de urina a serem despejados. Algumas bebidas cítricas também são boas para isso, como sucos de laranja ou de limão.

2. Mantenha o cálcio e o sódio equilibrados

Dois elementos que devem estar bem balanceados na dieta são o sódio e o cálcio. O primeiro deve ser diminuído na dieta (na maior parte dos casos), uma vez que o limite recomendado é de 2,3g por dia. O cálcio, por sua vez, pode ser mantido, com quantidades variáveis de acordo com a idade do paciente. Mas atenção: consiga-o dos próprios alimentos, naturalmente. Suplementos alimentares estão possivelmente relacionados à formação de pedras nos rins.

3. Limite o consumo de proteína animal e de sal

Já que o cálcio é essencial para o organismo (e não é recomendável que seu consumo seja reduzido), o melhor jeito de equilibrá-lo no cardápio é limitando o consumo de proteína animal e o sal. Se você já for propenso a desenvolver as pedras, e especialmente se já sofreu com a condição no passado, procure não consumir tanta carne vermelha, ovos, frutos do mar e outros derivados animais. A ingestão de sal também pode ser reduzida.

4. Vá ao banheiro quando precisar

O hábito de “segurar o xixi” é extremamente perigoso, já que aumenta as chances de infecção urinária. Esta, por sua vez, também faz crescer as possibilidades de pedras nos rins.

5. Vá ao médico

Visitas regulares ao urologista são importantes, tanto para conversar sobre seus hábitos atuais, quanto para a solicitação de exames avaliativos. O especialista está apto a fornecer o diagnóstico mais preciso, fornecendo as orientações e o tratamento mais adequados para o caso de cada paciente.

Como verificamos, além da ingestão de muito líquido, mudanças nos hábitos alimentares também são muito eficazes quando o assunto é a prevenção contra cálculos renais. Cuide-se!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe