O câncer de rim representa 3% das doenças malignas que acometem adultos em todo o mundo. É duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres e geralmente acomete pessoas entre os 55 e 75 anos de idade, sendo relativamente raro em indivíduos abaixo de 45 anos.
As causas para o surgimento da doença ainda não estão claras. Os médicos sabem que o tumor originado nos rins começa quando algumas células renais sofrem mutações em seu DNA, que passam a crescer e se multiplicar rápida e desenfreadamente.
Fatores de risco para o câncer de rim
Apesar de as causas para este câncer ainda não terem sidos definidas, alguns fatores podem aumentar o risco deste tipo de câncer, como:
1 – Tabagismo
Homens idosos tabagistas representam um grupo com maior risco para desenvolvimento do câncer renal. O risco aumenta porque os agentes cancerígenos existentes na fumaça do cigarro, depois de absorvidos pelos pulmões, caem na circulação sanguínea e chegam aos rins em altas concentrações. As células renais ficam, então, maciçamente expostas à ação carcinogênica dessas substâncias
2 – Obesidade
Indivíduos obesos apresentam alterações hormonais que os colocam sob maior risco de desenvolver câncer renal.
3 – Hipertensão
A pressão arterial elevada é fator de risco para ambos os sexos. Alguns estudos sugerem que determinados medicamentos usados no tratamento de hipertensão arterial, como os diuréticos, podem aumentar o risco de carcinoma de células renais. Porém, ainda não é possível afirmar se a causa se deve ao medicamento ou a doença.
4 – Tratamento para insuficiência renal, como diálise
Pacientes em tratamento de hemodiálise (processo artificial de filtragem das impurezas do sangue) tem de 5 a 20 vezes mais chance de desenvolver os tumores renais do que a população em geral.
5 – Histórico familiar
Histórico de câncer renal em um ou vários parentes de primeiro grau aumenta a probabilidade de desenvolver a doença.
6 – Doença de von Hippel-Lindau
Doença genética que causa o aparecimento de vários tumores nos vasos sanguíneos do cérebro, olhos e outras partes do corpo. A enfermidade aparece entre a terceira e a quarta década de vida, podendo gerar carcinomas renais de células claras (RCC) e outros problemas adrenais, pancreáticas e escrotais.
7 – Exposição Ocupacional
A exposição ocupacional a determinadas substâncias, como cádmio (utilizado para produção de baterias e pilhas), herbicidas (utilizados na agricultura) e solventes orgânicos (utilizados como componentes e diluentes das tintas), aumenta o risco de uma pessoa desenvolver carcinoma.
Como prevenir o câncer de rim
Considerando que alguns fatores de risco deste tipo de câncer são causados por maus hábitos, é de responsabilidade do indivíduo adotar comportamentos que minimizem o risco e a ocorrência da doença.
Entre os comportamentos que podem ser alterados para reduzir a chance de desenvolver o câncer de rim estão: parar de fumar, manter um peso saudável por meio de exercícios físicos, e ter uma dieta rica em frutas e vegetais.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!