caroço no pênis

Caroço no Pênis: Como tratar?

O caroço no pênis pode ter razões diversas: desde uma alteração benigna a uma doença sexualmente transmissível.

Abaixo, falaremos um pouco sobre as causas mais comuns de caroço no pênis e sobre os tratamentos sugeridos para cada caso. Saiba mais.

Grânulos de Fordyce

Alteração benigna, caracterizada pelo surgimento de bolinhas brancas no corpo do pênis ou na glande. Não está relacionada a nenhuma doença específica, mas pode ser causada por alterações hormonais diversas.

O tratamento, que é feito para abrandar o incômodo estético do paciente, consiste na utilização de pomadas, micro-punção ou cirurgia a laser, para eliminar a maior parte dos grânulos visíveis.

A técnica de micro-punção é feita no consultório do urologista, com o auxílio de anestesia. A cirurgia a laser deve ser feita com cautela, por um profissional experiente, pois pode deixar cicatrizes.

HPV

Doença sexualmente transmissível que é caracterizada especialmente pelo surgimento de verrugas na região do pênis e do saco escrotal.

O problema é que nem sempre os sintomas ficam tão visíveis, de forma que a melhor forma de diagnosticar o HPV é por meio de exames específicos.

O tratamento é feito a partir de instruções dadas pelo médico, por um tempo bastante longo (cerca de dois anos), e pode contar com remédios orais e tópicos.

Nem sempre o tratamento é capaz de eliminar o vírus. Ainda assim, é primordial que a pessoa acometida pelo HPV seja aconselhada por um médico responsável, mesmo porque o Papiloma Vírus pode facilitar o surgimento de câncer.

Líquen plano

Inflamação da pele que afeta o pênis e pode causar bolinhas brancas na pele. Tende a desaparecer em pouco tempo, mas não é incomum que retorne.

O tratamento deve ser feito por um urologista, após a confirmação dos sintomas e exames complementares. Em geral, são recomendados anti-histamínicos e pomadas.

Câncer de pênis

É raro, mas ainda assim merece destaque – especialmente porque indivíduos afetados com o HPV têm mais chances de desenvolver um câncer.

O tratamento consiste em uma cirurgia para evitar a multiplicação das células cancerígenas (e para remover aquelas que estão mais afetadas). Quimioterapia e radioterapia costumam ser feitas logo depois, como maneira de evitar a proliferação do problema.

Os casos mais graves podem implicar na remoção total ou parcial do pênis. Mais uma razão para estar sempre em dia com os exames.

Herpes genital

Costuma ser assintomática, mas pode causar caroços, bolhas, coceiras ou feridas na região genital. É transmitida principalmente por contato sexual sem a devida proteção.

Dores ao urinar e linfonodos aumentados na região da virilha podem indicar também a presença de um problema.

O tratamento visa diminuir a recorrência da doença e impedir que ela se espalhe pelo corpo da pessoa infectada. Normalmente são utilizados medicamentos antivirais, que curam as lesões mais depressa e impedem que a dor se alastre.

Ao identificar um caroço no pênis, quem eu devo procurar?

O médico urologista é a pessoa mais indicada para observar o problema em questão e solicitar exames que visem não apenas diagnosticar uma doença específica, mas descartar outras possibilidades clínicas.

O que importa é buscar ajuda o mais rápido possível. Mesmo que outros sintomas não tenham se manifestado, é primordial buscar entender qual é a razão por detrás do surgimento de um caroço no pênis.