O cálculo renal, conhecido popularmente apenas como pedras nos rins, é um dos problemas que as pessoas estão mais propensas. É estimado que ao menos 10% da população desenvolverá pedras nos rins em algum momento de sua vida.
Os cálculos renais se formam por meio da cristalização de sais presentes na urina, que pode acontecer em qualquer órgão do trato urinário, como a bexiga, por exemplo, embora sejam muito mais comuns nos rins.
Esta cristalização que proporciona a formação dos cálculos renais pode ser favorecida especialmente pelos hábitos de vida de cada pessoa, com o consumo exagerado de sais, temperos e alimentos industrializados. O consumo de água e uma hidratação correta são os principais meios de se combater a formação das pedras nos rins.
Além destes fatores, a genética também pode favorecer para a formação de cálculos renais, aumentando as chances de pessoas que possuem um quadro favorável a esta cristalização.
Cirurgia de cálculo renal a laser
O tratamento mais moderno para o combate às pedras nos rins é a cirurgia de cálculo renal a laser – um procedimento minimamente invasivo, e que proporciona resultados extremamente positivos aos pacientes.
A cirurgia de cálculo renal a laser é feita utilizando-se dos próprios orifícios e canais presentes no corpo humano, que permitem que os instrumentos de visualização e fibra ótica conduzam o laser até o local onde se encontram os cálculos que causam os incômodos.
Com esta possibilidade de visualização através dos caminhos naturais do corpo, o laser pode, então, ser direcionado precisamente nas pedras que se formaram dentro do corpo, pulverizando-as até que seus fragmentos fiquem com uma espessura menor do que um milímetro, podendo, assim, serem facilmente expelidos por meio da urina e sem qualquer incômodo, dor ou prejuízo ao corpo.
Outro ponto positivo a favor da realização da cirurgia de cálculo renal a laser está na precisão com que o laser é utilizado. Esta técnica não causa nenhum tipo de prejuízo aos tecidos do corpo que se encontram próximos ao local onde os cálculos se aglomeram, fazendo com que o procedimento cirúrgico não cause nenhum tipo de dano ou efeito colateral. Trata-se de uma taxa de sucesso muito próxima aos 100%.
Tempo de recuperação após a cirurgia de cálculo renal a laser
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo ao corpo, a recuperação dos pacientes é praticamente imediata. A internação recomendada é de apenas 24 horas, sem a necessidade de grandes cuidados específicos, além do repouso nas primeiras horas após a realização da cirurgia.
A taxa de reaparecimento nos pacientes que realizam o tratamento por meio da cirurgia a laser é muito baixa, fazendo com que a grande maioria dos pacientes não volte a apresentar problemas relacionados à formação de novos cálculos renais.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!