Urologista em Goiânia

5 sintomas de DSTs no homem

As doenças sexualmente transmissíveis compreendem qualquer infecção bacteriana, fúngica ou viral, disseminada pelo contato sexual. Qualquer relação em que ocorra contato vaginal, peniano e anal, bem como o sexo oral e o beijo, pode representar um meio de contágio para diversas doenças.

Um número surpreendente de homens que têm vida sexual ativa presume que, se eles tivessem uma doença sexualmente transmissível, saberiam disso, mas o fato é que muitas delas não exibem sinais imediatos ou óbvios — e aquelas que causam sintomas são, frequentemente, confundidas com outros problemas não relacionados.

Essencialmente, qualquer pessoa sexualmente ativa pode contrair uma DST. Por isso, preparamos este artigo para mostrar a você os 5 principais sintomas de doenças sexualmente transmissíveis comuns em homens.

1. Sinal amarelo no banheiro

Muitas DSTs desregulam e causam desconforto ou sensação de queimação na hora de urinar. Esses sintomas são característicos de uma variedade de doenças, da tricomoníase à gonorreia. Queimação ou desconforto depois de fazer xixi são uns dos sinais mais comuns da presença de uma doença sexualmente transmissível em homens. Ir ao banheiro com mais frequência do que o habitual também é uma questão de alerta para clamídia ou gonorreia.

2. Corrimento anormal no pênis

Uma descarga de corrimento verde ou amarela é outro sinal comum de uma infecção. Gonorreia e clamídia causam este sintoma e também dor no pênis, que é outro sinal comum de infecção bacteriana.

3. Dor, sensibilidade e inflamação nos testículos

Isso pode ser apenas um sinal de que você precisa dar um descanso ao seu corpo. No entanto, esse sintoma também pode acompanhar uma variedade de DSTs — como clamídia e gonorreia — se for constante e prolongado.

4. Fadiga, dores musculares e nas articulações, febre, inchaço dos gânglios linfáticos

Apesar de serem bastante parecidos com uma gripe forte, esses são sintomas compatíveis com doenças mais sérias, como hepatite C ou HIV. Eles também podem vir acompanhados de mal-estar, feridas pelo corpo e perda evidente de peso.

5. Bolhas, verrugas ou feridas ao redor do pênis, virilha e reto

Esses são os sinais mais óbvios de DSTs, mas não é necessário entrar em pânico, pois são comuns e podem ser tratados — mesmo que, em muitos casos, as doenças não sejam curáveis. Herpes e sífilis podem ser compatíveis com esses sintomas.

É válido lembrar que muitos homens com doenças sexualmente transmissíveis não apresentam sintomas ou demoram várias semanas até manifestarem os primeiros sinais de que algo está errado.

A maioria dos homens que contraem clamídia, por exemplo, não apresenta sintomas óbvios. Outros só apresentam muito tempo depois de já estarem infectados. Além disso, os sinais mais comuns da clamídia nos homens se assemelham aos da uretrite ou da infecção da uretra, que é o tubo que conecta a bexiga à parte externa do corpo.

O perigo dessa situação é o portador da doença não perceber que está doente e infectar outras pessoas. Além da clamídia, a gonorreia, o herpes, a tricomoníase e a grande maioria das DSTs podem não manifestar sintomas por muito tempo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe