Urologista em Goiânia

O que é e pra que serve o exame de próstata?

O exame de próstata é um exame realizado para identificar o funcionamento da próstata. Por meio da concentração de PSA, antígenos específicos da próstata, no sangue, o médico consegue identificar alterações na glândula. O exame para verificar o PSA é solicitado no início das investigações médicas e, para complementar o diagnóstico, o médico solicita outros exames como o toque retal.

Ainda existe muito preconceito com o exame de próstata. Não é à toa que dedicamos o mês de novembro para o cuidado e prevenção ao câncer de próstata. Esse tipo de tumor maligno é a segunda maior causa de mortes de homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Sabe-se que existe uma relação direta entre o índice do PSA e a genética familiar, hábitos de vida e alimentos consumidos ao longo da vida. Sendo assim, o PSA é útil para avaliação da saúde da próstata e é um dos indicadores de câncer de próstata.

Diagnóstico e sintomas

Na grande maioria dos casos, o estágio inicial da doença não apresenta sintomas aparentes. Por isso, muitos homens descobrem o tumor na região após a realização de exames de rotina. Quando a doença apresenta sintomas, o homem geralmente sente incômodo na hora de urinar, dores para atingir ou até mesmo manter a ereção e costuma-se encontrar sangue na urina.

A recomendação é que a partir dos 40 anos homens com histórico familiar de câncer de próstata façam o acompanhamento anualmente. Já para os homens fora da faixa de risco, o ideal é que a partir dos 50 anos iniciei esse acompanhamento. A prevenção é a melhor forma de combater essa doença.

O diagnóstico do câncer de próstata é confirmado através de biópsia, que consiste na retirada de uma pequena amostra de tecido da glândula, que é avaliada no microscópio.

Não existe contraindicação para realizar o exame do PSA, mas ele só deve ser solicitado quando o médico quer diagnosticar doenças da próstata. Não há necessidade de solicitar para pacientes jovens e sem risco familiar do câncer de próstata o exame.

Dúvidas sobre o exame

Exame de toque retal dói?

Não. O exame é feito rapidamente, no consultório e sem qualquer tipo de sequela. Ao contrário do que muitos pensam, não há necessidade de ficar em determinada posição e o médico consegue fazer o exame até com o homem em pé. Após o exame, o médico já tem informações sobre a condição da próstata e informa ao paciente.

Com qual frequência preciso fazer o exame?

A periodicidade do exame vai depender do estado de saúde do paciente e dos níveis de PSA presentes no organismo. Abaixo de 2,5ng/mL, o exame deve ser repetido a cada 2 anos. Caso o resultado seja acima de 2,5ng/mL, a recomendação é que seja realizado anualmente. Se os níveis de PSA estiverem normais, o exame de toque também deve ser repetido anualmente como forma de prevenção.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe