Urologista em Goiânia

HPV e Verrugas no Pênis: Entenda a Relação

Falar sobre o HPV é primordial.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em todas as capitais e no Distrito Federal, 54,6% dos brasileiros entre 16 e 25 anos estão infectados com o papilomavírus humano.

Dentre os infectados, apenas 5% costumam sofrer efeitos diretos da ação do vírus (como o surgimento de verrugas na área do pênis, do saco escrotal e do ânus).

Isto faz com que o HPV seja uma doença silenciosa, de difícil diagnóstico, e que exija ainda mais atenção.

Se você quer saber mais sobre o papilomavírus humano, seu contágio, efeitos e tratamento, em especial para quando a presença do vírus se torna visível, leia este artigo.

O que, exatamente, é o HPV?

É um vírus que infecta a pele e as mucosas. Pode causar lesões ou verrugas que, com o tempo, facilitam o surgimento do câncer de colo de útero, garganta ou ânus.

Existem dezenas de tipos de HPV. Aproximadamente 150 deles já foram identificados. Dentre estes, quatorze tipos podem gerar lesões preocupantes.

Vale lembrar, também, que estar infectado pelo papilomavírus humano facilita a infecção pelo HIV, uma vez que o corpo está imunologicamente debilitado e pode apresentar feridas e lesões.

Fatores de risco

Atividades de ordem sexual podem expor indivíduos a diversos riscos. O papilomavírus pode ser transmitido pelo contato através da pele, mas frequentemente é passado por meio do contato íntimo sem a devida proteção.

Indivíduos que possuem múltiplos parceiros correm mais riscos de exposição não apenas ao papilomavírus humano, mas a outras doenças sexualmente transmissíveis. O perigo triplica quando há o hábito de não utilizar preservativos.

Exames de rotina são necessários para avaliar como está o organismo, uma vez que quadros de fragilidade imunológica podem facilitar infecções e a presença de uma DST pode tornar o contágio por outras ainda mais fácil.

Verrugas no Pênis

Como comentamos em parágrafos anteriores, o HPV é uma doença bastante silenciosa e nem sempre apresenta sintomas visíveis.

Quando estes ocorrem, em geral, se manifestam através do surgimento de verrugas genitais, na garganta ou na boca.

Verrugas no pênis não são comuns e devem ser avaliadas por um médico responsável. Quase sempre, serão sinal de que a infecção já está instalada.

Embora 90% das pessoas consigam eliminar o vírus do HPV do organismo, isto não impede que um tratamento seja feito, tanto para evitar que o indivíduo seja exposto a outras doenças, quanto para preservar a saúde de seus parceiros sexuais.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais ou de rotina. Quando o médico especialista encontra uma lesão, não é incomum que seja feita uma biópsia para avaliar o vírus causador da enfermidade.

É possível retirar a lesão?

Sim. Normalmente utiliza-se a cauterização a laser para queimar a lesão ou verruga e removê-la do corpo da pessoa afetada.

Tratamentos a base de crioterapia, cauterização comum ou radiofrequência podem ser indicados por um médico competente.

Para além disso, cremes, pomadas e ácidos podem ser utilizados para abrandar problemas nas regiões acometidas pelo papilomavírus humano.

Qualquer suspeita de infecção ou sintomas do HPV devem ser levados ao conhecimento de um especialista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe