A incontinência urinária é um problema de saúde que causa diversas complicações a seus pacientes, pois faz com que seja expelida urina de forma involuntária, causando desconforto.
Esse problema, no entanto, pode ter diferentes causas, de acordo com sua origem. Confira a seguir quais são os cinco tipos diferentes de incontinência urinária:
1. Incontinência de esforço
A incontinência urinária de esforço acontece quando há uma pressão sobre a área mais baixa do abdômen, onde está localizada a bexiga, de forma que a pressão ou o esforço causa a dificuldade em controlar a urina.
Este tipo de pressão e esforço sobre o abdômen pode acontecer em situações comuns no dia a dia, como em acessos de tosse ou risos muito fortes, que pressionam a região. Esse tipo de problema é mais comum entre mulheres, especialmente aquelas que já passaram por cirurgias na região pélvica.
2. Incontinência do impulso
A incontinência urinária do impulso é caracterizada por impulsos incontroláveis de urinar, independentemente do momento e, na maioria dos casos, de forma frequente, fazendo com que o paciente retorne várias vezes ao banheiro durante o dia, muitas vezes em períodos muito curtos.
Uma das causas mais comuns da incontinência urinária do impulso são as infecções urinárias, assim como problemas na bexiga, que levam os pacientes a urinar mais vezes e em menores quantidades.
3. Incontinência do excesso
A incontinência urinária do excesso acontece quando há uma quantidade excessiva de urina acumulada na bexiga, fazendo assim com que seja impossível seu controle para os pacientes.
Isso acontece quando há uma dificuldade em se esvaziar a bexiga ao urinar, fazendo com que ela se encha mais rapidamente, resultando na incontinência urinária. É o mais comum em homens, geralmente como consequência de problemas relacionados à próstata.
4. Incontinência urinária funcional
A incontinência urinária funcional, diferentemente dos tipos apresentados anteriormente, não tem uma ligação direta com o sistema urinário, mas é causada por problemas que atingem o paciente de outras formas, especialmente limitando sua locomoção.
Assim, esse tipo de incontinência urinária ocorre quando o paciente reconhece a vontade de urinar, mas não consegue chegar ao banheiro devido às limitações físicas. Um dos problemas mais comumente relacionado à incontinência urinária funcional é a artrite e suas consequências.
5. Incontinência complexa ou incontinência mista
Embora a maior parte dos casos de incontinência urinária seja causada por um motivo específico, é possível que um paciente apresente mais de um problema, gerando assim a incontinência urinária complexa ou mista.
Assim, essa condição acontece quando há uma combinação de problemas que fazem com que a incontinência urinária seja ainda mais complexa e traga mais dificuldades a seus pacientes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!