Mulher, com vida sexual ativa, apresentando vontade frequente de urinar e com dor no “pé da barriga”. Esses são sintomas de gravidez ou de infecção urinária? A confusão é mais comum do que parece.
Mulheres têm 50 vezes mais chance de ter infecção urinária do que homens. Cerca de 30% delas vão apresentar infecção leve ou grave em algum momento da vida. Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, urgência miccional, urina escura, com cheiro forte e até acompanhada de sangramento.
A confusão da infecção com a gravidez pode ocorrer porque um dos primeiros sintomas da gestação é uma frequência urinária maior, ocorrendo justamente pelo aumento do útero, do endométrio e consequentemente da pressão sobre a bexiga.
Nas primeiras semanas de gestação isso ocorre porque a progesterona também relaxa a bexiga, que não esvazia completamente quando a gestante vai urinar, e pouco tempo depois está com vontade de urinar novamente.
Já no terceiro trimestre, a vontade de urinar toda hora volta com força total, pois o feto comprime a bexiga, que fica com capacidade reduzida para armazenar urina.
Como identificar a infecção urinária
O diagnóstico deve ser realizado por um médico através de exame de urina (urina tipo I e urocultura) e, se necessário, exames laboratoriais adicionais.
O tratamento de infecções urinárias varia muito de acordo com o tipo de cada infecção e gravidade. Geralmente, o tratamento é feito à base de antibióticos. Mas o médico também poderá receitar um analgésico para aliviar a dor e a ardência ao urinar.
Causas
As infecções urinárias geralmente ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga.
Apesar do sistema urinário ter sido projetado para combater esses invasores microscópicos, essas defesas às vezes falham. Quando isso acontece, as bactérias podem se apoderar e se transformar em uma infecção completa no trato urinário.
Tipos, causas e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com o local onde ocorre. Elas são divididas em três diferentes tipos:
- Cistite: infecção bacteriana na bexiga ou no trato urinário inferior. Todas as mulheres estão em risco de cistite por causa de anatomia – especificamente, a curta distância da uretra ao ânus e a abertura uretral à bexiga.
- Uretrite: consiste na inflamação ou infecção da uretra, canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. São decorrentes de bactérias provenientes do trato gastrointestinal, mas algumas infecções como herpes e gonorreia também podem levar à uretrite.
- Pielonefrite: consiste na infecção renal, que geralmente começa na uretra ou bexiga e chega até um ou ambos os rins. Se não for tratado, pode prejudicar permanentemente os rins ou a bactéria pode se espalhar para a corrente sanguínea e causar uma infecção potencialmente fatal.
Ao aparecerem os primeiros sintomas de infecção urinária é necessário procurar ajuda médica. Somente o profissional poderá dizer o tipo encontrado, por meio de exames específicos, e a melhor forma de tratamento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!