A causa mais comum é o que chamamos de orquite. Esta inflamação no testículo pode ser causada por vírus, bactérias ou mesmo por conta de pancadas ou traumatismo. Ela pode acometer apenas um ou ambos os testículos e, em geral, provoca dores e inchaço.
Costuma ser classificada entre aguda, quando há dores e aumento de volume na área afetada pela inflamação, e crônica, quando causa incômodo leve, normalmente durante o manuseio ou atrito dos testículos, e não apresenta outros sintomas.
Inflamação no testículo por vírus
Existem diversos vírus que podem causar inflamações testiculares. O vírus da caxumba, por exemplo, pode atingir crianças, adolescentes e adultos, provocando quadros de orquite.
Há, no entanto, infecções virais que são oriundas de prática sexual desprotegida ou de abstenção de higiene. Recomenda-se, como maneira de evitar doenças múltiplas, a utilização da camisinha e realizar exames periódicos de sangue.
Inflamação no testículo por bactérias
A orquite bacteriana costuma estar atrelada à inflamação do epidídimo, tubo localizado na parte anterior do testículo e que é responsável pelo armazenamento e transporte do sêmen.
Doenças sexualmente transmissíveis, infecções urinárias ou de próstata, medicações voltadas para o sistema cardíaco e traumas na região do saco escrotal podem contribuir para o desenvolvimento da orquite (e da epididimite).
Inflamação no testículo por traumatismo ou outras causas
Pancadas severas podem fazer com que os tecidos existentes no interior dos testículos sejam danificados, promovendo retração, encolhimento e problemas de circulação.
Outras causas podem incluir vermes, como os causadores da filariose e da esquistossomose. Embora este tipo de problema seja mais raro, vale sempre ficar atento às possibilidades.
Sintomas mais comuns da orquite
Inflamação nos testículos costuma causar os seguintes sintomas:
- Urina ou ejaculação com sangue;
- Dores na região dos testículos;
- Inchaço;
- Aumento da sudorese na região genital;
- Febre;
- Cansaço e mal estar.
Caso não seja tratada de forma correta, esta enfermidade pode causar atrofias, desenvolver-se em quadros mais sérios ou causar infertilidade.
Como é feito o diagnóstico?
Ao primeiro sinal de inchaço ou dor na região dos testículos, recomenda-se ao indivíduo que agende uma consulta com um urologista. Na hora de consultar-se com um especialista, a pessoa afetada deve relatar os seus sintomas e dizer há quanto tempo tem sido afetada por eles.
Em geral, a avaliação e os exames mais comuns podem ser feitos na primeira consulta. A maior parte dos urologistas, no entanto, tende a pedir exames complementares, como hemograma completo ou exame de ultrassom, para conferir anomalias e problemas no organismo do paciente.
O tratamento varia de acordo com a gravidade do problema e também com o diagnóstico. Quando causada por bactérias, por exemplo, a orquite pode ser tratada com antibióticos e anti-inflamatórios.
Como bem sabemos, todas as doenças que são diagnosticadas de forma prematura oferecem melhores reações ao tratamento. Por isso, é recomendado ao possível paciente que não demore para buscar ajuda médica se desconfiar de uma inflamação no testículo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!