lesão no pênis

Lesão no pênis: como acontece?

Muitas vezes, podem ocorrer lesões ou feridas no pênis, as quais também podem acometer os testículos ou a uretra. Homens de qualquer idade podem ser afetados por esse problema que tem as mais diversas causas. As lesões provocam dor intensa, inchaço, hematomas internos e externos, deformação e até mesmo hemorragias pela uretra.

Dentre as causas da lesão peniana, as mais comuns e preocupantes são traumas, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como herpes, sífilis, HPV e Aids, além de reações alérgicas, câncer e úlceras genitais.

A fratura peniana é um evento que ocorre principalmente durante a relação sexual, representando cerca de 80% dos casos, mas pode acontecer também na masturbação, por uma queda ou no rolar na cama durante o sono com o pênis em ereção.

Da ereção à lesão

Durante a ereção, qualquer força intensa que provoque a curvatura brusca do pênis pode causar sua ruptura que, em geral, ocorre do lado oposto da direção em que o órgão foi deslocado.

Para entender como a lesão ocorre, o pênis em estado natural é flácido. Após o estímulo, o sangue inicia o preenchimento dos corpos cavernosos, que são estruturas paralelas e cilíndricas internas do pênis, que se ergue depois de completo por sangue em alta pressão, resultando na ereção.

Essas estruturas são revestidas por outra camada de tecido fibroso, chamada de túnica albugínea, que é responsável por manter a ereção. Quando é aplicada uma força intensa na túnica, ela sofre uma laceração, situação em que o sangue sai instantaneamente dos corpos cavernosos encerrando a ereção e causando o hematoma.

Como dito, a maioria dos casos de lesão no pênis acontecem durante a atividade sexual porque a espessura da túnica é mais vulnerável nesse momento, facilitando o rompimento. Uma das posições sexuais que mais propicia a ocorrência do trauma é no momento em que uma pessoa está por cima do homem e o pênis escapa, pois o encontro intenso entre o órgão e o peso da pessoa pode causar a lesão.

Sintomas e tratamento da lesão no pênis

O sintoma principal da lesão é a dor intensa durante o ato sexual e a perda imediata da ereção. Na sequência, o hematoma pode ser visto e com o tempo pode ocorrer infiltração de sangue no órgão. Há casos em que ocorre ainda infiltração para a base do pênis até o escroto.

Para o tratamento inicial, é indicado o uso de gelo na região além de analgésicos e anti-inflamatórios, na maior parte dos casos é necessário uma intervenção cirúrgica para corrigir a lesão na túnica albugínea. A recuperação impede o paciente de ter relações sexuais durante um período, em geral, no mínimo de um mês.

Se você perceber o aparecimento de alguma lesão na região genital, procure um médico para indicar qual a causa dessa lesão e qual o tratamento mais indicado. A lesão no pênis pode ter uma origem simples ou indicar um problema grave de saúde.