Urologista em Goiânia
mulher

Por que as mulheres também devem se consultar com o urologista

Assim como a ginecologia é uma especialidade exclusiva da mulher, a urologia também é vista como exclusiva do homem. Porém, além de tratar de todo o sistema reprodutor masculino, a urologia também é responsável pelo trato urinário de ambos os sexos, atendendo homens e mulheres de todas as idades.

As mulheres, normalmente, procuram mais atendimento médico do que os homens, e elas também incentivam que eles tenham esse mesmo interesse pela saúde, buscando um especialista para as doenças temidas, como o câncer de próstata.

Uma coisa que poucas mulheres sabem, é que o urologista pode ajudar a identificar e prevenir doenças que normalmente as acometem, como infecções urinárias, entre outras.

Os principais problemas urológicos femininos

As mulheres são as mais atingidas por infecções urinárias por conta da própria formação do seu órgão genital e urinário. Sob esse aspecto, a consulta feminina ao urologista deveria ser periódica, a fim de identificar ainda na fase inicial qualquer problema na região que engloba os rins, bexiga e uretra.

Abaixo, os principais problemas urológicos femininos, e que podem ser diagnosticados numa consulta:

1. Infecção urinária

Microrganismos como bactéria, vírus e fungos, podem se alojar facilmente no sistema urinário feminino, especialmente na uretra. Mesmo sendo bastante comum, a infecção urinária não é inofensiva, e tem os mesmos riscos de uma infecção na região abdominal, já que os microrganismos podem se multiplicar e até mesmo se proliferar em outros órgãos.

O tratamento é feito com o uso de antibióticos, que devem ser seguidos rigorosamente, conforme orientação médica.

2. Incontinência urinária

Muito comum, especialmente em mulheres a partir dos 50 anos, se caracteriza pela perda de urina sem controle. O motivo mais frequente é pelo enfraquecimento natural da musculatura pélvica, ou pelo mau funcionamento da bexiga.

3. Cistite Intersticial

É uma inflamação na bexiga que pode ser consequência de uma infecção urinária. Essa inflamação apresenta dor na região e dificulta o paciente a urinar. O tratamento depende da gravidade da doença, podendo inclusive ser caso de cirurgia.

4. Bexiga hiperativa

É uma vontade incontrolável de urinar, fazendo com que a mulher precise ir a todo momento ao banheiro. O problema também pode causar a incontinência urinária e alguma infecção.

5. Pedra nos rins

Mais comum em adultos, a pedra nos rins são cálculos que se formam involuntariamente e impedem a passagem da urina pelos dutos, provocando muita dor. Também é passível de tratamento cirúrgico.

Quando procurar um urologista

Os problemas urinários nas mulheres são bastante frequentes durante a gravidez, diante das alterações físicas e hormonais que o corpo sofre. Após o parto e durante a menopausa são comuns, afinal, são momentos onde há uma grande vulnerabilidade feminina na região.

Problemas, como a incontinência urinária, pode afetar não só o trato urinário, mas também o lado psicológico da mulher. As possíveis situações constrangedoras em que podem passar e a sensação de não mais conseguir controlar suas funções vitais podem acelerar processos depressivos, dentre outros transtornos.

Doenças, como as pedras nos rins, têm um vínculo total com o tipo de alimentação do paciente. Muitas dietas que valorizam o consumo de proteínas, sal e hidrato de carbono podem ser significativas para a formação dos cálculos.

Muitas dessas doenças citadas podem demorar a serem diagnosticadas ou submetidas a um tratamento paliativo, caso não haja a interferência do urologista. A falta de informação e a cultura exclusivamente masculina da especialização podem impedir que a consulta feminina seja iniciada desde cedo – quando a mulher ainda está na puberdade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe