Urologista em Goiânia
obstrução urológica

Obstrução urológica: o que é e como tratar

O sistema urinário é uma estrutura que depende que cada órgão esteja em boas condições, para que tanto suas próprias funções, bem como as dos outros, se desenvolvam. Isso quer dizer que o aparelho funciona por meio de uma condição saudável mútua, a fim de que cada parte esteja em plena atividade. Entretanto, não é sempre que isso ocorre, até porque existem partes que são mais propensas a desequilíbrios do que outras. O caso de obstrução urológica, por exemplo, é um problema que afeta a próstata, e prejudica quase todo o sistema.

Essa obstrução não é rara, e algumas condições influenciam para que a próstata ocasione uma retenção urinária, causando dores fortes no indivíduo ao urinar.

O que é uma obstrução urológica?

O problema não ocorre de forma isolada. Normalmente, ela já acontece por conta de algumas irregularidades na uretra. Se o canal da uretra já se encontra em dificuldades para transportar a urina, é mais fácil da obstrução ocorrer.

O caso da obstrução urológica, nesse caso, se relaciona com a próstata e com o seu tamanho. Seu crescimento torna-se um incômodo porque ele interfere no transporte da urina pela uretra.

Seu tamanho compromete que o canal absorva a urina, fazendo com que ela fique concentrada na bexiga, e esta, por sua vez, fica mais inchada por conta do acúmulo de líquido. Isso resulta em dores e dificuldade para urinar.

É algo grave?

Muitos urologistas afirmam que essa condição não é grave porque ela pode ocorrer a qualquer momento na fase adulta dos homens, e isso é considerado normal. Mas, por ser normal, não quer dizer que não possa evoluir para um caso crítico.

Essa hiperplasia pode surgir devido ao ato de forçar os jatos de urina, ou mesmo pelo envelhecimento do corpo. É por isso que grande parte dos homens que são atingidos pelo problema possuem 50 anos ou mais.

Como resolver?

Como a uretra fica bloqueada e a bexiga precisa ser esvaziada, o tratamento consiste na inserção de uma sonda para extrair a urina acumulada na bexiga antes que ela possa comprometer outras estruturas. Isso resolve profundamente a ocorrência de dores e o inchaço que essas regiões apresentam.

Se mesmo com a sonda a próstata continuar inchada, uma cirurgia poderá ser feita para criar outro canal para que a urina seja despejada com mais facilidade. A cirurgia é bem simples e o paciente consegue voltar às suas atividades rotineiras após 3 ou 4 dias, caso siga corretamente as indicações do pós-operatório.

A obstrução urológica não costuma resultar em casos mais graves, ainda mais porque sua única investida é a retenção urinária. Caso houver algum indício estranho do corpo próximo à uretra ou à bexiga, deve-se procurar um médico urgententemente para que ele detecte algum suposto nódulo que resulta em um câncer de próstata. A relação é rara, mas se o caso for avançado, a avaliação é necessária.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe