A fimose é a incapacidade e/ou dificuldade que alguns homens têm para realizar a retração do prepúcio (pele que recobre a glande do pênis). Já a parafimose é uma complicação que pode acometer os indivíduos que têm fimose.
Neste post, vamos falar mais sobre esse problema. Então, continue a leitura para saber mais!
O que é a parafimose?
A parafimose acontece quando a pele que reveste a glande do pênis é retraída atrás da glande, causando seu estrangulamento e evitando que ele possa ser devolvido para sua posição normal.
A parafimose pode ocasionar diversas complicações, como o aprisionamento do pênis, que prejudica a drenagem do sangue traz graves consequências.
O quadro clínico se desenvolve quando o prepúcio permanece retraído após algum procedimento médico (cateterização, por exemplo) ou após a limpeza do pênis de uma criança. Acontece o inchaço da glande peniana, elevando a pressão no prepúcio retraído,deixando-o preso.
Com o passar do tempo, o aumento de pressão impossibilita que o sangue flua para o pênis, levando à possível destruição do tecido peniano, quando o prepúcio não é puxado de volta.
A parafimose é considerada uma emergência médica e, por conta disso, seu tratamento deve ser iniciado de forma imediata. Isso consiste no ato de espremer a glande peniana a fim de encolhê-la, para que o prepúcio seja puxado de volta. Caso essa técnica de tratamento imediato não seja eficaz, é necessário que o pênis seja anestesiado e o prepúcio cortado, aliviando a constrição. Aí então é realizado o corte.
A parafimose pode acontecer em homens com histórico de infecção no órgão genital, traumatismo durante o ato sexual, colocação de piercings no órgão genital ou ainda em idosos que utilizam sonda vesical. Ainda existem casos em que a parafimose surge após a relação sexual, quando a higiene do órgão genital não é realizada de forma adequada e o prepúcio não retorna ao local correto após flacidez. Meninos com fimose fisiológica também podem adquirir a parafimose. Nesses casos, os pais tentam reduzir a fimose de forma incorreta, ocasionando a fimose fisiológica.
Quais os sintomas mais comuns da parafimose?
- inchaço na ponta do órgão genital, quando o prepúcio é puxado para trás;
- dores;
- dificuldade para a retirada do prepúcio sobre a ponta do órgão.
Tratamento da parafimose
O tratamento da parafimose varia levando em consideração a idade do paciente e também a gravidade do caso. Normalmente o primeiro passo do tratamento é a redução do inchaço do órgão, por meio da remoção de sangue e/ou pus, utilizando seringas e agulhas. Após reduzir o inchaço, a pele é recolocada em posição normal manualmente, com aplicação de anestesia, evitando maiores dores e desconforto ao paciente.
Existe ainda a possibilidade de lubrificação do prepúcio e da ponta do órgão genital, apertando-a suavemente e então puxando o prepúcio para a frente. Caso esse procedimento seja falho e ineficaz, a opção é uma circuncisão de emergência para remover todo o prepúcio (ou parte dele).
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!