Embora seja perfeitamente normal que o pênis inche com o sangue durante a excitação sexual, para ocorrer a ereção, os tecidos moles na estrutura do pênis podem ficar inchados e doloridos devido a outras circunstâncias. O prepúcio e o escroto têm uma pele muito sensível, que pode ficar inchada e dolorida após uma lesão, por exemplo.
As lesões no pênis podem ser causadas na relação sexual ou por arranhões, mordidas, pancadas, queimaduras e ferimentos internos ocasionados por objetos inseridos na uretra. Às vezes, o contato com cremes e loções pode gerar inflamação e inchaço doloroso. Os médicos denominam o inchaço do pênis como “edema de prepúcio” quando isso ocorre na ponta do pênis.
A sensação de inchaço no pênis ou ao redor dele pode torná-lo vermelho, inflamado, sensível e quente ao toque. A infecção é uma causa comum de inchaço e inflamação. Este deve ser diferenciado do inchaço normal (ereção) do pênis, que ocorre durante a resposta sexual.
O inchaço do pênis pode ser acompanhado por urina com sangue ou cor-de-rosa (hematúria), comichão, erupção cutânea e vermelhidão. Pode ser extremamente desconfortável e criar dificuldades para a rotina diária, relações sexuais e micção. Além dos sintomas locais, pode haver sintomas semelhantes aos da gripe (fadiga, febre, dor de garganta, dor de cabeça e tosse) ou problemas de saúde em geral.
Causas
A balanite é uma inflamação do prepúcio em meninos e homens não circuncidados. É uma condição frequentemente causada por falta de higiene, infecção ou irritação. Também pode estar associada ao inchaço do pênis.
Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem causar inchaço do pênis. É o caso de verrugas genitais, herpes, sífilis, clamídia e gonorreia.
O inchaço do pênis também pode ser causado por:
- reações alérgicas;
- dermatite;
- gangrena de Fournier (infecção disseminada na virilha);
- câncer de pênis;
- doença de Peyronie (incidência de um caroço);
- priapismo (ereção sustentada dolorosa)
Tratamento
Havendo inchaço do pênis acompanhado de febre alta, vermelhidão se espalhando pela virilha ou dor testicular intensa, o médico deve ser imediatamente consultado. O inchaço do pênis geralmente não é uma emergência, mas pode ser sinal de uma doença que pode ser transmitida para outras pessoas.
A melhor forma de proteger a pele do pênis é sempre usar preservativo nas relações sexuais. Quando a masturbação está sendo causa de edema, recomenda-se utilizar um lubrificante apropriado.
A higiene adequada também é importante, pois evita inflamação nessa região. O melhor sabonete para a região genital é o neutro: coco ou glicerina. Após o banho, seque bem o local.
Como o inchaço do pênis pode ser devido a doenças graves, a falta de tratamento pode resultar em complicações sérias e danos permanentes. Algumas vezes, os médicos precisam limpar a área sob o prepúcio e instruir o homem sobre uma boa higiene. A circuncisão pode ser feita se o prepúcio continuar muito apertado ao redor da glande.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!