A presença de sangue na urina, denominada hematúria, é um indício de que algo não está bem no organismo. Na maioria dos casos, o sangue na urina pode ser sinal de câncer na bexiga. Mas não se preocupe, em outros casos, esse sangue na urina pode ser provocado por outros motivos como infecções, tumores benignos, pedras nos rins e até mesmo outras doenças renais.
Segundo o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (EUA), existem dois tipos de hematúria:
- hematúria macroscópica é quando você pode ver sangue na urina;
- hematúria microscópica é quando esses resíduos não são visíveis a olho nu, mas sim por um microscópio.
De acordo com especialistas, normalmente os rins saudáveis filtram cerca de 190 litros de sangue em 24 horas. Há a possibilidade de que durante esse período cerca de 1.000.000 de hemácias sejam eliminadas na urina sem que ocorra qualquer modificação da cor da urina. Em um exame normal, analisando uma gota de urina no microscópio com aumento de até 400 vezes, deve-se observar apenas 5 hemácias por campo.
A quantidade de sangue presente no xixi pode alterar a coloração da urina, fazendo com que ela mude a tonalidade desde alaranjado até um tom vermelho escuro. Em outros casos, a urina pode apresentar cor normal, mas por meio de exame laboratorial, é possível perceber pequenas quantidades de sangue.
Causas renais e/ou do trato urinário mais comuns para compreender o problema:
- Câncer na bexiga, próstata ou rins;
- Cálculo renal;
- Doença renal após uma infecção de garganta;
- Insuficiência renal;
- Infecção ou inflamação da bexiga, rim, próstata ou uretra;
- Lesão na bexiga ou no rim;
- Doença renal policística;
- Doenças autoimunes;
- Medicamentos que afetam a coagulação;
- Anemia falciforme.
Principais sintomas da sangue na urina
A hematúria não deve ser ignorada e o acompanhamento médico deve ser realizado desde o início. Por isso, é essencial procurar um médico para investigar, mesmo que clinicamente a pessoa não apresente outros problemas. Nenhum sintoma deve ser descartado, a perda de peso sem explicação, dores nas costas, febre alta e desconforto ao urinar.
É preciso informar todas as anormalidades para que o médico possa investigar e indicar a melhor opção de tratamento para esses casos. Outros sintomas como febre, suores noturnos e cansaço constante também podem estar relacionados ao problema. Por isso, toda e qualquer anormalidade deve ser investigada.
Tratamento
O tratamento pode variar de acordo com a origem de cada problema. Cabe ao médico investigar para repassar ao paciente o diagnóstico correto. Possivelmente o médico fará a solicitação de uma série de exames laboratoriais para chegar a um diagnóstico final.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!