Urologista em Goiânia
Torção de testículo

Torção de testículo: o que é e como tratar

Dores súbitas e intensas nos testículos de crianças ou adolescentes? Isso é sinal de torção de testículo. Mas é grave? Quais as causas? Existe tratamento?

Neste artigo, esclarecemos tudo sobre torção de testículo. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, o que é torção de testículo?

Essa torção acontece quando o cordão espermático, canal de ligação dos testículos ao abdome, rotaciona de maneira acidental e “torce”. É por esse  cordão que passam veias, nervos, vasos linfáticos, artéria testicular, além do canal deferente, que é responsável pela condução dos espermatozoides.

Como é uma estrutura maleável, o cordão espermático pode torcer um dos testículos de maneira brusca. Essa torção de testículo ocorre em jovens com até 25 anos, principalmente. Existem também os casos em que a túnica vaginal (tecido responsável por revestir o cordão e os testículos) está mais frouxa, deixando essas estruturas soltas e, podendo se movimentar, acaba ocorrendo a torção.

É comum que a torção de testículo esteja acompanhada de sintomas como dor abdominal, inchaço no saco escrotal, náuseas e até mesmo vômito. Essa torção se classifica como emergência médica, sendo necessário o tratamento imediato. Caso isso não aconteça, o problema pode se agravar tanto chegando ao ponto de precisar ser realizada a remoção de um dos testículos.

A torção de testículo se manifesta no corpo masculino com uma dor imediata que se alastra pelo saco escrotal (cobertura dos testículos). Logo em seguida aparece inchaço no local, temperatura elevada e vermelhidão. É comum que esses sintomas se alternem levando em consideração a idade do paciente.

Causas da torção de testículo

Pancadas ou movimentação na região genital durante o sono (período em que, nessa faixa etária, é comum ter um número alto de ereções) são causas comuns da torção de testículo. Essas movimentações provocam contrações de um músculo do saco, chamado cremaster.

Existe ainda o problema genético responsável pelo enfraquecimento do tecido que suporta os testículos, que permite que eles rodem livremente dentro do escroto. Isso também é uma causa da torção do cordão espermático. Além disso, o problema também pode surgir após algum trauma nos testículos por conta de acidentes ou pontapés, por exemplo, ou mesmo após atividade intensa durante a adolescência, quando o crescimento é muito rápido.

Tratamento para torção de testículo

Como dito anteriormente, a urgência no tratamento para torção do testículo é a responsável pela eficácia na sua cura. O início dos cuidados deve ser o mais breve possível e ocorre por meio de uma cirurgia para recolocação do testículo em seu local correto. Essa intervenção permite a passagem livre e correta do sangue, evitando a falência do órgão.

A cirurgia é realizada mediante anestesia geral, e a retirada do testículo afetado só se faz necessária caso tenha ultrapassado 12 horas após o surgimento dos sintomas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe