A urologia oncológica, também conhecida como uro-oncologia ou onco-urologia, é a área de atuação do urologista responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico dos cânceres do sistema geniturinário do adulto. Os tumores mais comuns nessa região são os de próstata, bexiga, rins, testículo e pênis.
É possível dizer que esse ramo da urologia está diretamente ligado ao tratamento das doenças malignas. Entretanto, abordagens como a quimioterapia, radioterapia e hormonoterapia apresentam resultados cada vez melhores em tumores urológicos. O tratamento cirúrgico também está cada vez mais modernizado com técnicas minimamente invasivas, como a cirurgia laparoscópica robótica e a cirurgia endourológica a laser.
Os avanços em relação ao diagnóstico também contribuem diretamente nesse sentido, diminuindo as taxas de mortalidade. Um exemplo é o câncer de próstata, que ainda é o diagnóstico de câncer urológico mais comum em homens, porém já conta com um acompanhamento muito mais efetivo feito por meio de exames de imagem, técnicas cirúrgicas e tratamentos oncológicos complementares.
Patologias tratadas pela urologia oncológica
Cânceres geniturinários correspondem a quase metade dos cânceres em homens e pouco mais de 5,6% em mulheres (neoplasias ginecológicas). Conheça as principais neoplasias genitourinárias:
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o mais comum entre os tumores urológicos e o segundo mais comum de uma forma geral, ficando atrás do câncer de pele não melanoma. O tumor ocorre na próstata, glândula localizada na região pélvica do homem, por onde passa a uretra (canal que conduz a bexiga até a ponta do pênis).
Esse câncer é mais comum em idosos e cresce muito lentamente, o que dificulta o seu diagnóstico. Na fase avançada do câncer, os sintomas são dificuldade para urinar combinada com uma necessidade frequente, além de sangue na urina.
Câncer de bexiga
O câncer de bexiga também afeta predominante indivíduos entre 50 e 70 anos. O sangramento na urina é normalmente o principal sintoma, além de ardência ao urinar. O tabagismo é o maior fator de risco individual isolado para o surgimento desse tumor.
Câncer de pênis
O câncer peniano é o mais raro entre os tumores urológicos, representando 2% das neoplasias do homem no Brasil, porém com forte incidência nas regiões norte e nordeste do país. A ocorrência do câncer está diretamente relacionada com a presença de fimose, a má higiene e as doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV.
Câncer de testículo
O combate ao câncer do testículo é um dos que registra os melhores resultados, graças aos avanços tecnológicos. Esse é um dos tumores mais comuns em jovens, caracterizado pelo aparecimento de uma protuberância fixada no testículo.
Câncer de rim
O câncer renal tem uma velocidade de crescimento variável e tem como sintomas principais a presença de sangue na urina e febre. O tabagismo e a obesidade estão entre os fatores de risco para seu aparecimento..
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!