Muita gente acha que o urologista é o médico responsável pela saúde do homem igual o ginecologista é para as mulheres. Esse pensamento é parcialmente equivocado pois, na verdade, o especialista da saúde masculina é o andrologista.
A andrologia não é uma especialidade tão popular quanto as outras, mas é importante saber que existe e a que ela é destinada. Ela é, inclusive, uma ramificação da urologia. Ambas, porém, não são idênticas e neste texto falaremos com mais detalhes sobre as diferenças entre elas. Continue a leitura e saiba mais!
O que faz um andrologista?
Um profissional que recebe a designação de andrologista é um médico formado em urologia. Portanto, cursou os seis anos de graduação em Medicina, fez dois anos de residência médica em cirurgia geral e mais três anos de especialização em urologia. Para se tornar andrologista, ele fez ainda mais um ano de preparação específica.
Com a formação urológica de fundo, o especialista já conhece todo o trato urinário (tanto do homem quanto da mulher). Na andrologia, ele se especializa na saúde das funções reprodutivas e sexuais masculinas. Assim, na linguagem popular, podemos dizer que o andrologista é como o ginecologista para as mulheres, tratando exclusivamente do público masculino.
A recomendação é que um homem faça uma visita a um andrologista pelo menos uma vez por ano. Além de sanar problemas que já existem, é importante realizar exames preventivos para evitar futuras complicações.
A necessidade de consultar um especialista em andrologia aumenta de acordo com os anos, já que a tendência de algumas doenças é aparecer conforme o tempo passa, como é o caso do câncer de próstata, por exemplo.
Quando devo procurar um andrologista?
Os diagnósticos que podem ser realizados pelo andrologista estão ligados à saúde reprodutiva do homem. Assim, o profissional pode ajudar a solucionar problemas de aspectos anatômicos, urológicos, biológicos e psíquicos da sexualidade masculina.
Entre as condições que devem ser tratadas por um andrologista, estão:
- disfunção erétil;
- andropausa (chamada de menopausa masculina);
- problemas relacionados à fertilidade;
- vasectomia;
- problemas de libido;
- DSTs que causem coceiras e inflamações na genitália;
- ejaculação precoce.
E quando devo procurar um urologista?
O urologista, como já citamos, é especializado em todo o trato urinário humano: rins, bexiga, ureter, uretra, etc. Portanto, esse profissional é o mais recomendado para diagnosticar e sugerir tratamentos para condições como cálculos renais e infecções urinárias.
Além disso, o urologista também pode ser consultado por quem tem problemas como câncer no pênis, câncer de testículo e incontinências urinárias. Um especialista nesse campo pode, ainda, ter especialidade em urologia pediátrica e transplante renal, por exemplo.
Muitas vezes, as especialidades de urologia e andrologia podem se encontrar, já que uma é uma ramificação da outra. Porém, a partir de agora você já sabe para qual recorrer dependendo dos sintomas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!