O médico urologista trata as doenças dos rins; o nefrologista também. E agora? Qual consultar quando estiver com alguma doença relacionada ao órgão? Para entender o que compete a cada especialidade, leia este artigo.
Quais são as diferenças entre o nefrologista e o urologista?
O médico urologista é aquele que passou pela residência na área de cirurgia e, diante disso, se especializou como urologista. A esse médico deve recorrer quem estiver com doenças que acometem o sistema renal e que, muito possivelmente, exigirão tratamento de viés cirúrgico. Ele também pode ser chamado de cirurgião urológico.
Já o médico nefrologista é um especialista que trata as enfermidades clínicas. Na residência, ele optou pela clínica médica e na sequência se especializou no viés da nefrologia. Ele é o responsável por tratar condições renais que não necessitam de intervenção cirúrgica, mas que exigem tratamento com medicamentos e especialização clínica.
Quando devo procurar o médico urologista?
É comum associarmos o médico urologista ao profissional que trata da saúde íntima masculina — assim como nas mulheres, o médico associado a tal cuidado é o ginecologista.
Entretanto, o médico urologista é especialista no tratamento de doenças em todos os órgãos do trato urinário, incluindo a bexiga, os rins, a uretra e o ureteres, além do sistema reprodutor masculino.
Os homens, de fato, devem visitar o médico dessa especialidade uma vez ao ano — de modo a evitar doenças urológicas, câncer de testículos e DSTs no geral. Após os 50 anos, a indicação se torna ainda mais importante, visando à prevenção do câncer de próstata.
E as mulheres? Devem se consultar com o urologista?
As mulheres, por sua vez, devem agendar consultas com o urologista ao apresentarem condições urológicas, tais como infecções urinárias e incontinências urinárias.
Quando apresentam sintomas como esses, inclusive, é muito comum que as mulheres consultem diretamente os ginecologistas. Mas vale destacar que o especialista mais recomendado para o tratamento de tais condições é o urologista.
Quando se consultar com um médico nefrologista?
O nefrologista, por sua vez, cuida das doenças que são relacionadas (direta ou indiretamente) aos rins. Sendo assim, ele trata, por exemplo, a insuficiência renal causada por pressão alta e diabetes, além de outras doenças que podem afetar o bom funcionamento do sistema renal e que não demandam intervenção cirúrgica, tais como cálculos renais mais leves, por exemplo.
Alguns sintomas que podem indicar a necessidade de agendamento de consulta com um médico nefrologista são os seguintes:
- urina acompanhada de uma espuma (geralmente avermelhada);
- alterações na cor ou no volume de urina;
- inchaços e edemas nas pernas
- alterações nas taxas de minerais e creatinina na corrente sanguínea.
Agora você já sabe quais são as diferenças mais significativas entre o médico especialista urologista e o nefrologista.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!