Varicocele é a dilatação de veias do cordão espermático, estrutura do aparelho reprodutor do homem. O cordão espermático é formado por artérias, veias, nervos, vasos linfáticos e o ducto deferente, envolto por tecido conjuntivo.
A varicocele é considerada a principal causa de infertilidade masculina, porque reduz a qualidade do sêmen e diminui o número de espermatozoides. Afeta mais os homens jovens, na faixa etária de 15 a 25 anos.
Na fase inicial, raramente apresenta sintomas, porém, à medida que avança, a varicocele pode causar dor, inchaço e atrofia dos testículos. Em casos mais graves, a varicocele pode provocar a disfunção erétil e impotência sexual.
Embora possa se desenvolver nos dois testículos, a varicocele é mais comum no testículo esquerdo, devido à tensão maior que existe entre as veias escrotal e renal. A dilatação dessas veias provoca o aumento de temperatura nos testículos, o que prejudica a produção de espermatozoides. Por essa razão, um homem que tem varicocele terá mais dificuldade para engravidar a mulher.
Graus de varicocele
- Grau I: varicocele assintomática, não visível; no exame clínico, o paciente precisa fazer algumas ações que forcem o abdômen, como simular tosse ou defecação, para que o médico consiga ver as veias dilatadas.
- Grau II: varicocele detectada através da palpação do testículo, ou seja, embora não ainda não estejam visíveis, o médico, ao examinar os testículos consegue identificar a dilatação das veias.
- Grau III: varicocele bem pronunciada, ou seja, palpável e visível; basta olhar os testículos para perceber alterações causadas pela varicocele.
Diagnóstico de varicocele
No exame físico do paciente, o médico consegue identificar a varicocele apalpando o cordão espermático. Não sendo possível concluir o diagnóstico através do exame clínico, o médico solicitará exames de imagem como a ecografia e ultrassonografia com Doppler dos testículos. A análise do sêmen é obrigatória, considerando que a varicocele é uma das causas de infertilidade masculina.
Tratamento da varicocele
O tratamento é necessário quando a varicocele é motivo de infertilidade masculina e causa sintomas como dor, inchaço, peso, desconforto e prejudica o desempenho sexual. Nesse caso, a microcirurgia do testículo poderá resolver o problema. O procedimento é realizado com a finalidade de desviar o fluxo sanguíneo da veia doente (dilatada) para uma veia saudável, sem causar danos às artérias e vasos linfáticos.
Seis meses após a cirurgia, cerca de 70% dos pacientes apresentam uma melhora significativa na qualidade do sêmen. Esse resultado aumenta a chance de uma gravidez bem-sucedida, no futuro.
A cada 3 meses, o paciente deverá fazer exames para avaliar a produção de espermatozoides. Esse acompanhamento é válido por, pelo menos, 12 meses ou até a confirmação da gravidez.
Quando a varicocele não causa sintomas, o tratamento é realizado à base de medicamentos para melhorar a circulação sanguínea, reduzindo a dilatação de veias do cordão espermático. Porém, é fundamental o acompanhamento médico, no mínimo, uma vez por ano, para evitar a progressão da varicocele.
É possível prevenir a varicocele?
Não. Mas é possível diagnosticá-la no estágio inicial, contanto que o homem, desde o início da puberdade, consulte o médico urologista periodicamente. É importante ressaltar que, após os 40 anos, homens também devem fazer o exame preventivo de câncer de próstata.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como urologista em Goiânia.