Urologista em Goiânia

Cirurgia para cálculos renais: conheça o procedimento

A cirurgia de cálculos renais é indicada em casos de pacientes que possuem pedras maiores de 5 mm nos rins. Devido ao tamanho, a possibilidade de eliminação de forma natural é muito menor, sem contar que a dor costuma ser maior.

Após exames que comprovem que a pedra no rim é muito grande e que a intervenção é necessária, o paciente recebe as orientações e é encaminhado para removê-la. O foco é que o procedimento seja minimamente invasivo.

Saiba agora como funciona a cirurgia de cálculos renais

Quando a cirurgia é necessária?

O paciente é encaminhado para esse procedimento sempre que diagnosticado que ele possui pedras que não podem ser eliminadas naturalmente. Geralmente elas possuem mais de 5 mm e podem estar alojadas não apenas nos rins, como também na bexiga.

Como funciona a operação?

Pode ser feita de duas maneiras: através da videolaparoscopia, pela qual são realizadas pequenas incisões de no máximo 10 mm, ou do laser.

  • VideolaparoscopiaA videolaparoscopia é realizada com a ajuda de microcâmeras e monitores de vídeo. Todo o procedimento é realizado de forma pouco invasiva. É muito utilizado no caso dos cálculos uretrais grandes. É aplicada anestesia geral, e o paciente fica internado em média por até 3 dias. O corte é realizado na região lombar, e é inserida uma agulha até o rim, para que seja possível, então, inserir o aparelho de remoção das pedras dos rins. O pós-cirúrgico exige repouso e também que se evitem atividades como correr ou levantar objetos pesados. É preciso cuidar do corte, seguindo as recomendações dadas pelo médico. Por mais que seja menos invasiva, envolve um corte e tem pontos que precisam ser retirados posteriormente.
  • Cirurgia a laserÉ indicada para pedras com menos de 15 mm e é pouquíssimo invasiva, não precisando de cortes e pontos pós-cirurgia. Através da uretra, é inserido um tubo que vai até o rim do paciente. Nesse caso, podem também ser usadas microcâmeras e monitores de vídeo, que vão ajudar o cirurgião a encontrar os cálculos renais. Em seguida o laser é utilizado para fragmentar a pedra em pedaços menores, que poderão ser eliminados naturalmente pela urina. É utilizada anestesia geral, e o tempo de internação é de em média 1 dia, apenas para que o paciente possa se recuperar dos efeitos da anestesia. O pós-cirúrgico é bastante tranquilo, e não há marcas de corte, sendo que é possível voltar às atividades normais em uma semana após a realização do procedimento.

Agora você já sabe como é feita a cirurgia de cálculos renais. Como você pôde perceber, o procedimento pode ser minimamente invasivo para o paciente, permitindo que ele possa voltar às atividades normais o mais breve possível.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe