anejaculação

Anejaculação: você conhece esse problema?

A anejaculação caracteriza-se pela ausência do sêmen durante a atividade sexual. Permanece no homem o desejo, a excitação, a ereção e ele consegue a penetração ou masturbação, porém não elimina o esperma. Quer dizer que não acontece a saída do sêmen em jatos mesmo que ele sinta o prazer do orgasmo.

Embora a reclamação do homem seja por não haver a eliminação do esperma, o maior problema decorrente dessa questão é a fertilidade, pois é no sêmen que estão os espermatozoides. As causas do problema vão definir possíveis tratamentos e sua reversão.

Causas da anejaculação

Uma das causas é a chamada ejaculação retrógrada, situação em que a produção do sêmen é contínua porém não há a liberação do fluido pelo pênis, acontece quando a parte posterior do canal não se fecha corretamente e o esperma escapa pela bexiga.

As causas mais comuns são adquiridas por meio de cirurgias como as retiradas de gânglios na região do abdômen, prostatectomias, ressecções do intestino grosso e por traumatismos raquimedulares. Causas neurológicas não são raras, sobretudo em pacientes diabéticos ou com esclerose múltipla e síndrome de Guillain-Barré.

Na cirurgia de prostatectomia radical, utilizada para tratar o câncer de próstata, as vesículas e a própria próstata são retiradas. São unidos os ductos que conduzem os espermatozoides gerados nos testículos até a uretra, dessa forma os componentes do sêmen são suprimidos. O paciente não conseguirá ejacular mas terá o seu prazer do orgasmo preservado.

Apesar de raras, anomalias congênitas, como ausência de glândula prostática ou vesículas seminais devem ser consideradas.

Como tratar a anejaculação

O tratamento é definido após a determinação da causa por meio de uma entrevista médica, da realização de exames clínicos e, se for o caso, exames complementares que permitam identificar e confirmar algum dano neural e/ou desconsiderar outras circunstâncias em que o sêmen não é expelido pelo canal.

Nos casos citados, em que a anejaculação acontece em decorrência de uma cirurgia, em geral, a lesão causada pode ser irreversível. Como já dito, se o problema tiver ocorrido depois de uma cirurgia de câncer de próstata, não há nenhum tipo de tratamento pelas alterações irreversíveis que foram realizadas naquele processo.

Se o diagnóstico apontar o uso de algum medicamento, o médico indicará a suspensão do tratamento ou alterar o remédio por outro similar.

Também é possível que a dificuldade na ejaculação seja proveniente do consumo excessivo de álcool e drogas ou de episódios de ansiedade, insegurança e estresse. Nesses casos, um tratamento psicológico também se faz necessário.

Homens que sofrem de anejaculação retardam a busca de uma solução, porém é importante que procure um médico urologista para debater o assunto e relatar as possíveis causas, realizar exames de básicos, como urina, sangue, glicemia, espermograma e exames complementares para que seja feito um diagnóstico preciso e se inicie o tratamento adequado para restabelecer a fertilidade do paciente.