câncer de pênis

Fimose pode causar câncer de pênis?

O tumor peniano representa apenas 2% dos tipos de câncer que mais atingem homens no país. No entanto, apesar de possuir uma incidência baixa é preciso ficar atento aos cuidados que se deve adotar para evitar o problema. Estudos comprovam que os principais fatores de risco para esse tumor são:

• Uso frequente de tabaco;
  • Uso excessivo de álcool;
  • Papiloma vírus (HPV) que é transmitido nas relações sexuais;
  • A condição fimótica.

Relação entre a fimose e o câncer de pênis

Homens que possuem fimose têm mais chances de desenvolverem esse tipo de câncer, uma vez que possuem mais dificuldades para fazer a higiene do local por conta do prepúcio, que consiste no excesso de pele.

O prepúcio é a única parte móvel da anatomia sexual humana. Ele tem a função principal de agir como uma fronteira entre o pênis e o ambiente exterior. Composto por células e tecidos específicos, ele ainda é responsável por proteger a glande, mantê-la lubrificada e sensível a estímulos.

Quando essa pele é retirada através da cirurgia de circuncisão, a glande se torna mais ressecada e menos sensível a estímulos.

A pele em excesso dificulta a limpeza do pênis e isso pode ser um agravante para a proliferação da doença. Com a cirurgia, esse processo de higiene se torna mais fácil. Sendo assim, homens circuncidados estão mais protegidos contra o tumor.

Sintomas mais comuns do câncer de pênis

De qualquer forma, tendo feito a cirurgia de fimose ou não é preciso ficar atento aos sinais desse tipo de câncer. O mais comum é o aparecimento de uma ferida avermelhada que, geralmente, não cicatriza. Além disso, o surgimento de um pequeno nódulo seja na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis, pode ser um indicativo da doença. Essas lesões costumam não doer, isso pode prejudicar o diagnóstico precoce.

Outros sintomas que podem ser notados são a presença de secreções com cheiro forte, manchas esbranquiçadas, perda de pigmentação na glande, inchaços na virilha e nos testículos.

Ao notar um desses sintomas é preciso procurar ajuda médica imediatamente. O exame clínico e o resultado da biópsia é que vão detectar se o tumor é maligno ou benigno. Quanto mais rápido fazer esses procedimentos, maiores serão as chances de cura.

O maior problema relacionado às doenças do sexo masculino, é que muito homens ainda sentem vergonha de procurar ajuda ou mesmo, não se preocupam com a própria saúde. Assim, acabam deixando de tratar uma doença que possivelmente, teria cura.

Como é feito o tratamento?

O tipo de tratamento do câncer de pênis vai depender da gravidade e extensão da doença. Nas lesões iniciais, o tumor e uma pequena parte dos tecidos ao redor podem ser removidos cirurgicamente ou por ressecção a laser. Nos casos mais graves e extremos, é feita a remoção completa do pênis e dos gânglios inguinais.