Urologista em Goiânia
Câncer de pênis

Câncer de pênis: o que a higiene íntima masculina tem a ver com isso?

O câncer de pênis tem causas que ainda são inexplicadas. No entanto, existem correlações com alguns fatores, entre eles a higiene. Existe uma relação entre o chamado sebo do prepúcio e o câncer. Entre outras coisas, a causa do câncer de pênis é o esmegma que se forma sob a pele do prepúcio e não é eliminado pela higiene.

O esmegma é uma secreção natural do corpo para lubrificar os genitais, mas se for misturado com gordura, células mortas e hormônios, origina uma massa esbranquiçada de odor pestilento. Se o esmegma não for retirado regularmente e a área estiver ruborizada, o câncer de pênis pode se desenvolver nessa base. Com a devida higiene, o risco de contrair esse câncer masculino pode ser reduzido.

Os homens que são circuncidados devem ser tão cuidadosos quanto os que não são. A falta de prepúcio significa que as bactérias e as células mortas não se acumulam lá, mas também significa que a glande não fica protegida contra o contato com pó, suor e todos os tipos de substâncias e tecidos mantidos longe do pênis pelo prepúcio.

Informações básicas sobre câncer de pênis

Homens, geralmente, lavam seus genitais muito raramente ou superficialmente, arriscando infecções e até mesmo câncer de pênis. O cuidado apropriado para com o pênis é simples e ajuda a prevenir condições patológicas de prepúcio. 

O câncer de pênis é o nome dado aos tumores malignos, que ocorrem mais comumente na glande e no prepúcio. Tumores extensos também podem se espalhar para o tecido erétil e para a parede abdominal. Através do sistema linfático, tumores secundários podem se desenvolver, especialmente nos gânglios linfáticos das regiões pélvica e virilha.

Menos frequentemente, o tumor se espalha através da corrente sanguínea para outros órgãos, como os pulmões ou o esqueleto. Esse tipo de câncer, muitas vezes, se torna sintomático tardiamente. A maioria das suspeitas surge devido a alterações cutâneas típicas.

Causas e fatores de risco

  • Fimose: Nos homens que sofrem de constrição do prepúcio, observa-se um acúmulo da doença. Como a retração completa do prepúcio não é possível, a higiene é difícil.
  • Alterações nas mucosas: Certas lesões da mucosa, como a leucoplasia, são consideradas precursoras seguras do câncer peniano. As leucoplasias são aparecem como uma alteração esbranquiçada na mucosa.
  • Infecções por HPV: As infecções por vírus do papiloma humano transmitidas sexualmente têm sido associadas ao desenvolvimento de tumores penianos. Entre outras coisas, elas podem levar a mudanças semelhantes a verrugas na pele genital e estão entre os patógenos mais comuns de doenças sexualmente transmissíveis virais em todo o mundo.

Um pênis limpo geralmente é um membro saudável, mas às vezes é preciso fazer uma checagem extra. Tomar o tempo necessário para examinar cuidadosamente toda a área genital regularmente ajuda a identificar possíveis sinais do câncer de pênis.,

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe