Urologista em Goiânia
Câncer de próstata

Câncer de próstata tem cura?

A próstata é uma glândula masculina em forma de noz, que mede quatro centímetros e fica abaixo da bexiga. A principal função da próstata é produzir uma parte do fluido seminal que transporta o espermatozóide. Esse fluido é importante para a motilidade do esperma e, portanto, para a sua capacidade de fertilização.

Na próstata, além do fluido seminal, é formada uma substância chamada PSA, abreviação de Prostate-Specific Antigens (antígeno específico da próstata). Não é apenas detectável no sêmen, mas também no sangue. O PSA desempenha um papel fundamental na detecção precoce de câncer,quando seu nível sangue aparece em níveis elevados.

Como o câncer de próstata é perceptível?

Na maioria das vezes, o câncer só é diagnosticado em um estágio avançado. Apenas exames regulares podem, portanto, garantir diagnóstico e tratamento oportunos. Dificuldade de urinar (dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina), fluxo urinário fraco, micção noturna frequente ocorrem tanto no aumento benigno da próstata quanto na próstata maligna. Em estágios avançados, o câncer geralmente se manifesta em problemas gerais de saúde, como perda de peso, desempenho reduzido e anemia. Raramente, há urina com sangue ou líquido seminal na urina e desconforto durante os movimentos intestinais.

Qual é o tratamento do câncer de próstata?

O tratamento depende do estágio no momento do diagnóstico, bem como da idade, estado de saúde e outros fatores pessoais do indivíduo. Uma cura permanente só é possível se o tratamento remover ou destruir o tumor.

Entre os tratamentos possíveis estão cirurgia, radioterapia e terapia medicamentosa. Contudo, como o tratamento pode ter efeitos colaterais bastante desagradáveis ​​e a doença não causa nenhum desconforto ou morte, uma possibilidade de esperar para  monitorar o desenvolvimento da doença pode ser benéfico. Para fazer isso, examina-se regularmente a próstata, determina-se o nível de PSA no sangue e, se necessário, inicia-se a remoção de amostras de tecido. Portanto, nenhuma cirurgia, radiação ou outro tratamento será realizado.

No estágio avançado da doença, metástases ósseas podem se desenvolver causando dor, pois as células cancerígenas destroem localmente o osso. A irradiação das metástases ósseas pode impedir a decomposição do osso, reduzir a dor e prevenir fraturas ósseas. Outra opção para irradiação é a braquiterapia. Uma pequena fonte de radiação é colocada diretamente no tumor para que possa destruir as células cancerígenas. Se o câncer de próstata ainda está no início, o procedimento é bastante eficaz.

Na quimioterapia são aplicados medicamentos que impedem que as células se multipliquem. Em termos técnicos, essas drogas são chamadas de drogas citostáticas. Essa forma agressiva de terapia é usada quando a radioterapia ou terapia hormonal não leva ao sucesso desejado ou o tumor recorre.

Prostatectomia

A prostatectomia radical é a remoção completa da próstata, as duas vesículas seminais e o tecido circundante. O objetivo da operação é curar a pessoa afetada, removendo o câncer de próstata. Somente se o tumor ainda não tiver penetrado a bainha da próstata, o indivíduo não precisará se submeter a mais terapias após a cirurgia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe