candidíase

Como identificar e tratar a candidíase no homem?

A candidíase é causada por um fungo que todos temos presente no organismo. Geralmente, ela aparece em homens quando estão doentes, tomando alguns tipos de medicamentos ou quando o sistema imunológico está mais debilitado.

É uma doença que causa desconforto e atinge áreas como a boca, os órgãos genitais e, nos piores casos (quando não é tratada), chega à corrente sanguínea e a órgãos importantes.

Como identificar a doença?

A candidíase traz alguns sintomas que tornam possível identificar sua presença. Entre eles, estão:

• inchaço na glande;
  • ardor ao urinar ou quando em contato com secreção vaginal;
  • coceira;
  • vermelhidão e brilho na pele do pênis;
  • acúmulo de secreção com cheiro sob o prepúcio.

É importante, porém, lembrar que o diagnóstico correto só pode ser feito por um médico especializado, que irá realizar uma raspagem na lesão para retirar uma amostra.

Como funciona o tratamento?

O tratamento costuma ser feito com medicações em forma de pomada ou creme, que podem ser aplicadas pelo próprio paciente, ou então por remédios via oral e injeções.

Cuidar bem da alimentação também é extremamente importante, pois ela ajuda a prevenir que o fungo que temos dentro do corpo cause a doença, além de promover um estilo de vida mais saudável.

É válido lembrar que não é indicada a prática de relações sexuais durante o tratamento. Além disso, seguir à risca as instruções do médico sobre as dosagens dos medicamentos ajuda na cura mais rápida e sem complicações.

Esse problema também pode ser um sintoma de algo maior, como diabetes mellitus. Por isso, é importante conversar com o seu médico e fazer todos os exames pedidos por ele.

Principais causas da candidíase

Entre as causas da doença, estão as seguintes:

• uso exagerado de antibióticos, pois eles matam bactérias boas e isso causa desequilíbrio no organismo;
  • homens que têm o prepúcio longo ou aqueles que sofrem com diabetes podem precisar realizar uma circuncisão para prevenir a doença;
  • ingestão de esteroides e remédios que combatem o câncer também enfraquece o sistema imunológico e é uma porta de abertura para o desenvolvimento da doença.
  • falta de limpeza na região genital, que torna o local propício para a doença, pois ambientes quentes e úmidos são ótimos para a proliferação de fungos. Assim, recomenda-se manter essa região seca e usar roupas mais leves.
  • pessoas que são portadoras de AIDS, câncer ou diabetes são mais propícias a infecções na região da boca.

É importante manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e sempre buscar atividades que irão ajudar o sistema imunológico, pois assim é mais difícil desenvolver a candidíase.