cistite

Cistite: sintomas, causas e tratamentos

Cistite é uma infecção causada por bactérias que saem dos órgãos genitais e seguem pela uretra até chegar na bexiga, encontrando ali um ambiente propício para se multiplicar.

As infecções são mais comuns nas mulheres, pelo fato de o canal da uretra ser mais curto. Em homens, a infecção é menos comum pois, além de a uretra ser mais longa, o orifício de onde sai a urina fica mais protegido das bactérias que proliferam em volta do ânus, exceto em homens com fimose ou em idosos que apresentam hiperplasia da próstata.

Outra situação que pode causar a infecção é após uma relação sexual, isso porque a uretra já sofreu traumas devidos ao coito e torna-se mais suscetível à proliferação das bactérias. Nesse caso, chamamos de cistite traumática.

Esses casos mais usuais envolvem a infecção pela bactéria Escherichia Coli, que penetra pela uretra e se manifesta na bexiga. Porém existem outras situações que podem causar a infecção, como veremos.

Outras causas da cistite

Infecções urinárias hospitalares

Essas infecções acontecem em pacientes internados em clínica ou hospital para tratamento de alguma enfermidade, sendo mais comuns em pessoas acamadas, com doenças crônicas ou que operaram o trato urinário. Nesses casos,  o uso de um cateter vesical ou algum outro procedimento utilizando aparelhos na uretra e bexiga são a principal causa da doença

Cistite não infecciosa

Há situações não infecciosas que podem também inflamar a bexiga e , entre elas, destacamos as seguintes:

• fúngica, frequente em diabéticos e imunodeprimidos;
  • intersticial, caracteriza-se pela inflamação crônica;
  • medicamentosa, como os quimioterápicos;
  • por tratamento por radiação na região pélvica.

Sintomas e tratamento

Os sintomas mais comuns dessa infecção abrangem a vontade de urinar constantemente, o que acontece em pequenas quantidades, com sensação de ardência e, em alguns casos, com presença de sangue ou com cheiro forte, febre baixa, entre outros. Há, no entanto, casos em que não há sintoma aparente.

Nos tratamento dessas infecções, a recomendação é beber muito líquido e urinar com frequência. A ideia é “lavar” a bexiga. Além disso, os antibióticos podem ser indicados pelo médico, sobretudo se a causa for uma bactéria.

Em outros casos, os tratamentos incluem o uso de medicamentos via oral ou intravenoso, cirurgia de reparação ou aplicação de botox, toxina botulínica, e estimulação por impulsos elétricos para alívio da dor e redução da frequência urinária. Em idosos e pessoas com diabetes, é recomendado o tratamento imediato, em razão do elevado risco de complicações nesses pacientes.

Além do tratamento com medicamentos, é importante o consumo de no mínimo dois litros de água por dia e o consumo de alimentos diuréticos, como melancia, laranja, pepino, entre outros.

Mesmo com o tratamento adequado, essa infecção pode causar algumas complicações, como insuficiência renal aguda crônica, inflamação nos rins ou infecções do trato urinário crônica ou recorrente.

Determinar as causas da cistite e qual o tratamento adequado é tarefa para um médico capacitado, que precisa analisar a saúde do paciente, o seu histórico de doenças preexistentes e qual é o estágio da infecção.