corrimento no pênis

Corrimento no pênis: o que pode ser e como tratar?

Corrimento no pênis pode ser sintoma de uma inflamação ou infecção do canal urinário, chamada de uretrite, evidenciada por um corrimento amarelado ou uma secreção que pode apresentar mau cheiro e em alguns casos, dor ao urinar.

O corrimento do pênis por meio da uretra, também conhecido como descarga uretral, não pode ser considerado normal e rotineiro, pois pode significar várias alterações da genitália masculina.

Geralmente, essas inflamações ou infecções são provocadas por vários micro-organismos que incitam a produção da secreção e podem ser transmitidas pela atividade sexual.

Quais as causas do corrimento no pênis?

A secreção anormal pelo pênis pode ter como causa alterações anatômicas, irritação química provocada por sabonetes e xampus ou tumores. Porém, a grande maioria dos casos é proveniente de alterações na próstata, na uretra ou no epidídimo, um ducto extenso que estoca os espermatozoides e está localizado no saco escrotal.

Pode ser causado também por doenças sexualmente transmissíveis, pois o contágio pode acontecer por meio da relação sexual anal ou vaginal sem preservativo, mesmo com parceiros fixos. As bactérias encontradas nesses casos são a Neisseria gonorrhoeae, que causa a gonorreia, e a Chlamydia trachomatis, causadora da clamídia.

Além dos exemplos citados, o corrimento podem ser provocado por:

• infecção no trato urinário;
  • infecção na cabeça do pênis ou balanitis;
  • candidíase;
  • HPV;
  • uso de medicamentos;
  • câncer de próstata;
  • câncer de testículos.

Como identificar o corrimento

Na maior parte dos casos, a secreção só é percebida com a compressão da glande ou por manchas na roupa íntima. O corrimento pode vir associado a um incômodo na região da uretra, intensificado ao urinar e pode também provocar dor durante a ejaculação. Além desses sintomas, em alguns casos, há relatos de coceira, ardor, queimação e vermelhidão.

O corrimento no pênis pode ter coloração transparente, branca, amarela ou verde e ocorre espontaneamente, isto é, não tem relação com a micção ou com a ejaculação.

Quanto mais a secreção apresentar a presença de pus, consistente e mais esverdeado ou amarelado, melhores serão as possibilidades de cura na perspectiva da gonorreia. Quantidades pequenas de um corrimento mais fluido sugerem infecções não gonocócicas.

Como é feito o tratamento?

O tratamento inclui uma consulta ao urologista para examinar onde a infecção está alocada e qual o seu agente causador. Em geral, é recomendado o uso de antibióticos, e sua classe é definida de acordo com a bactéria identificada e causadora do problema.

Os parceiros sexuais devem também ser examinados e tratados, e o uso da camisinha é eficiente em reduzir o risco de contágio da gonorreia e da clamídia, porém, durante o tratamento, a abstinência sexual pode ser recomendada.

A qualquer sinal de corrimento no pênis, um médico urologista deve ser procurado para que faça o diagnóstico correto por meio de exames físicos e inicie o tratamento adequado. Se não tratadas, as infecções podem se agravar e causar problemas mais sérios de saúde.