Urologista em Goiânia

Os 5 distúrbios geniturinários mais comuns

O sistema urinário e genital pode sofrer com algumas doenças. Alguns desses distúrbios geniturinários são comuns e aparecem em algum momento da vida, enquanto que outros podem ser consequências de doenças derivadas, como a diabetes ou as DSTs.

O ideal é sempre procurar pelo médico assim que notar que algo não está funcionando como deveria. Dor, coceira, dificuldade para urinar ou para segurar a urina indicam que há algum problema.

Saiba agora quais são os distúrbios geniturinários mais comuns e entenda como é feito o tratamento deles.

Insuficiência renal

Ocorre quando o rim vai perdendo função gradualmente, não conseguindo mais filtrar o sangue. Como resultado disso, há o acúmulo de certas substâncias – como a ureia – que deveriam ser eliminadas pela urina.

Geralmente é consequência de outra doença que danificou o rim ou de alguma cirurgia. É comum observar urina com cor de refrigerante de cola e ganho de peso sem explicação. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue e de urina.

Pedra no rim

Comum em pessoas com tendências genéticas, que eliminam pouca água ao urinar, sofrem com infecções urinárias frequentes e eliminam muitos minerais. As pedras podem se formar nos rins ou aparecer na uretra e causam muita dor.

O tratamento é feito com analgésicos e, quando há pequenas pedras nos rins, elas são eliminadas naturalmente. É recomendado também que a pessoa beba bastante líquido. Já os cálculos renais com mais de 5 mm exigem outro tipo de tratamento, até mesmo a cirurgia.

Infecção urinária

Pode ser causada por fungos, bactérias ou vírus e atinge a uretra e a bexiga. Causa dor e ardência ao urinar, febre e vontade de ir ao banheiro com frequência. Pode também ocorrer sangue na urina.

O tratamento envolve o uso de antibióticos e anti-inflamatórios e também a ingestão de bastante líquido.

Incontinência urinária

É comum aparecer em pessoas idosas – principalmente nas mulheres – e envolve a perda do controle da bexiga. A urina é eliminada de forma involuntária, muitas vezes ao se realizarem movimentos simples, como tossir ou rir.

O diagnóstico é feito após o paciente relatar a situação e realizar alguns exames, como: o de urina, para verificar a presença de infecções que possam estar causando a incontinência; o diário da bexiga, no qual se anota o quanto de líquido a pessoa consumiu, quantas vezes ela precisou ir ao banheiro e os episódios em que a incontinência aconteceu; e a medição de resíduos pós-micção, que tem por objetivo verificar o quanto de urina foi produzida e o quanto permaneceu na bexiga após urinar.

Nefrite aguda

Inflamação dos tecidos do rim, causada por bactérias. Geralmente é consequência de amigdalites e sinusites que não foram tratadas corretamente. O sintoma mais comum é a urina escura e turva.

O diagnóstico é feito após exame de urina , e leva-se em conta também o fato de o paciente ter tido outras doenças causadas por bactérias. O tratamento envolve o uso de antibióticos e também de diuréticos, para evitar a retenção de líquidos e deixar a urina mais diluída.

Agora você já sabe quais são os distúrbios geniturinários mais comuns. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe