dor ao urinar

Dor ao urinar: possíveis causas

A dor ao urinar é um sintoma que pode indicar diversas causas, como algum tipo de inflamação no trato urinário, isto é, nos órgãos onde a urina é produzida, armazenada e excretada.

Essa dor pode também ser classificada como disúria, sendo compreendida como uma dificuldade em urinar, apresentando sintomas parecidos com os de uma inflamação ou infecção urinária, da uretra, da bexiga e ainda dos rins.

Entre os sintomas mais comuns que podem ocorrer no momento da micção, destacamos:

• queimação;
  • ardência;
  • pontada;
  • desconforto;
  • dor na bexiga ou uretra.

Possíveis causas da dor ao urinar

É importante que a pessoa fique atenta aos sintomas e faça uma consulta médica para um diagnóstico preciso do problema, uma vez que ele pode ter várias causas.

Infecção urinária

A infecção é a causa mais frequente da ardência ao urinar e atinge mais as mulheres, devido à proximidade da uretra com o ânus, favorecendo assim a proliferação de bactérias na uretra. Nos homens, pode acontecer devido à má higiene íntima ou à prática de sexo anal sem preservativo. Idosos com problemas na próstata também podem apresentar a doença.

Sintomas comuns da infecção urinária:

• queimação;
  • sensação constante de bexiga cheia;
  • febre baixa;
  • odor forte na urina;
  • incontinência urinária.

Candidíase

A candidíase se manifesta devido a um aumento excessivo de fungos nas partes íntimas e é mais comum em mulheres em razão da umidade na região. Além disso, pode ocorrer por enfraquecimento do sistema imunológico, uso de antibióticos ou após resfriados.

Sintomas da candidíase:

• coceira intensa na região íntima;
  • rubor;
  • corrimento esbranquiçado;
  • desconforto durante o contato.

Infecções sexualmente transmissíveis

As Infecções sexualmente transmissíveis (IST) também provocam dor ao urinar e são contraídas por meio de relações sexuais sem proteção.

Sintomas das IST:

• corrimento amarelado com forte odor;
  • sangramento;
  • coceira e úlcera na região genital.

Pequenas lesões no órgão genital

A ocorrência de pequenas lesões na região genital provoca irritações que podem ser agravadas na presença da urina, causando dor e até sangramentos. É mais comum em mulheres devido ao atrito causado durante o contato íntimo.

Produtos de higiene íntima

O uso de alguns produtos na região íntima pode causar a alergia e desequilibrar o pH da urina, ocasionando a dor durante a micção. A ardência pode vir acompanhada de vermelhidão e coceira constante na região íntima.

Diagnóstico e tratamento

A dor peniana é um sintoma e não uma doença, e seu tratamento é definido conforme o diagnóstico do problema. Em mulheres, o tratamento pode ser iniciado sem exames complementares se a infecção urinária não apresentar outras complicações ou doenças associadas.

Como dito, a dor ao urinar pode apontar problemas causados por fungos e bactérias, infecções sexualmente transmissíveis ou alergia química. Portanto, é preciso consultar um médico urologista quando essa ardência permanecer por mais de três dias. Esse profissional fará exames para compreender a causa e iniciar o tratamento adequado.