Ejaculação Retrógrada

Ejaculação retrógrada: o que é e como tratar

No mundo masculino, a ejaculação retrógrada recebe pouca atenção. Não é um tipo de assunto muito abordado por homens, mesmo que seja com os médicos. Assim, resulta-se desinformação ou mesmo informações errôneas.

Esse comportamento dificulta o tratamento para quem tem o problema. Este artigo esclarece algumas dúvidas sobre o assunto e orienta como qualquer homem pode realizar o tratamento. Acompanhe a leitura e fique por dentro dos detalhes.

O que é ejaculação retrógrada?

A ejaculação retrógrada ocorre quando, no orgasmo, o sêmen que deveria ser expelido pela uretra dirige-se para a bexiga. Os homens nessa condição podem liberar pouco ou nenhum sêmen durante a relação sexual. O maior problema é a possibilidade de infertilidade masculina.

A ejaculação retrógrada acontece por uma falha no fechamento do colo da bexiga. São raros os casos congênitos para essa condição. Normalmente acontece depois de cirurgia de próstata ou cirurgia de colo vesical na infância.

Outros fatores que podem provocar a ejaculação retrógrada são doenças neurológicas e causas abordadas a seguir. Essa disfunção não provoca dor e, por isso, alguns homens não se preocupam em procurar tratamento.

Quais são as causas?

Há diversas situações que podem causar a ejaculação retrógrada. As mais comuns são:

• cirurgias – que envolvem o colo da bexiga, de próstata, vascular ou abdominoplastia;
  • condições congênitas;
  • diabetes;
  • lesão na medula espinhal;
  • condições médicas, como esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, mal de Parkinson ou neuropatia autonômica diabética;

Quais são os sintomas?

Se alguns dos sintomas for percebido, o médico deve ser consultado para avaliar de forma minuciosa. São eles:

• hipogonadismo (baixa de testosterona);
  • cansaço;
  • desânimo;
  • perda do rendimento erétil;
  • perda da libido;
  • alterações na bexiga;

Como tratar?

Embora os homens possam se sentir envergonhados com a ejaculação retrógrada, ela não deve ser ignorada, pois pode estar associada a alguma condição médica não diagnosticada, podendo causar infertilidade.

Para um diagnóstico exato é necessário procurar o médico e comunicar o ocorrido. Será necessário informar sobre cirurgias ou outros procedimentos realizados que possam estar associados. Dessa maneira, ele poderá investigar e descobrir o problema.

Para o tratamento é preciso definir a causa. Alguns homens optam por  não tratar, uma vez que a disfunção não provoca dor ou outras dificuldades, senão a infertilidade.

Para os que desejam ter filhos, o tratamento com medicamentos para fechar o colo da bexiga tem tido bons resultados. A única ressalva é que devem monitorar a pressão arterial e frequência cardíaca periodicamente. Os medicamentos podem alterar os batimentos.

A ejaculação retrógrada não é uma condição grave, porém, não deve passar despercebida. É necessário conversar com o médico sobre o assunto para tratar o problema ou obter as informações adequadas.