Urologista em Goiânia
ejaculação

5 distúrbios da ejaculação

Homens e mulheres ficam preocupados quando a saúde sexual começa a apresentar indícios negativos. Dificuldade para atingir o orgasmo, perda de libido e outras questões se tornam um medo de quem pensa que o prazer sexual está em risco.

Outro problema é a ocorrência de distúrbios de ejaculação, algo aterrorizante aos homens. Mas muitas vezes o público masculino não procura um auxílio médico quando um distúrbio se manifesta. Incidentes mais graves podem surgir caso a situação não seja diagnosticada.

Dentre os distúrbios, existem 5 principais que são classificados de acordo com a intensidade ou a frequência que ocorrem. Outros distúrbios podem ocorrer, mas não são tão comuns.

Principais distúrbios da ejaculação

  1. Crise astênica

Quando o homem ejacula, um músculo presente no pênis se contrai para estimular a eliminação do sêmen. No caso do transtorno astênico, o sêmen não sai em jatos, mas é eliminado lentamente através do meato uretral. A medula abaixo da vértebra do pênis apresenta uma lesão que impede a musculatura de se contrair.

  1. Crise retrógrada

A incidência de um distúrbio retrógrado já começa na infância. A criança apresenta um problema no fechamento do colo vesical, presente na bexiga. Esse problema, caso não seja resolvido na infância, pode prejudicar o trajeto do sêmen, fazendo com que ele seja transportado até a bexiga.

Alguns traumatismos ou lesões causadas por acidentes ou até diabetes podem ser as principais causas. Se o fechamento não for resolvido, a próstata também pode ser atingida, necessitando-se uma cirurgia como solução.

  1. Crise dolorosa

É quando o homem sente tanta dor ao ejacular, que pode se estender até as vesículas seminais e a uretra. O sêmen sai normalmente, mas todo o percurso e a estrutura que transporta o líquido sofrem contrações dolorosas. A maior causa é a incidência de infecções bacterianas no pênis como DSTs e infecções urinárias.

  1. Crise precoce

É o distúrbio mais comum entre os homens. Nesse caso, ele consegue atingir o orgasmo, mas o ato de ejacular ocorre prematuramente. Esse período rápido pode acontecer havendo penetração ou não, situação essa em que a condição é considerada mais delicada.

A perda da sensação de controle do músculo de reflexo ejaculatório pode ir se acentuando à medida que o estímulo torna-se muito intenso ou a excitação for grande a ponto de não haver controle.

  1. Crise inibida

É o contrário do distúrbio precoce, no qual o homem consegue ejacular, mas num período mais demorado. O motivo seriam tipos de bloqueio específicos que tentam impedir o indivíduo de ejacular.

O orgasmo consegue ser atingido ou não, havendo ou não penetração. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas e antidepressivos e ansiolíticos são algumas das principais causas dessa disfunção.

Caso o indivíduo apresente alguma dessas ou outro tipo de disfunção na ejaculação, é necessário um auxílio médico para tratamento imediato.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe