Enurese noturna

Enurese noturna: o que é e como tratar

A enurese noturna é a micção involuntária, que pode ocorrer por diversas razões, e que se manifesta exclusivamente durante as madrugadas, ou seja, enquanto o indivíduo está descansando.

Entre os fatores que podem desencadear a enurese noturna estão desordens que afetam a bexiga, os rins, a uretra ou até mesmo fatores essencialmente neurológicos. A dificuldade inconsciente de controlar os músculos responsáveis pela liberação de urina também pode acarretar a condição.

A enurese é um problema muito comum em crianças com idade entre 5 a 7 anos de idade. Nessa fase, porém, raramente ela é diagnosticada como tal – mas apenas como um episódio do clássico xixi na cama, que faz parte do próprio desenvolvimento dos pequenos.

A seguir, confira quais são as causas, os sintomas e os tratamentos da enurese noturna.

Quais são as causas da condição?

Não se sabe com exatidão qual é a causa para o desenvolvimento de enurese. Porém, estima-se que alguns fatores de risco possam contribuir para seu aparecimento ou sintomas. São eles:

• Incapacidade de reconhecimento da vontade de fazer xixi (ou seja, de bexiga cheia);
  • Bexiga pequena. Algumas bexigas ainda não estão desenvolvidas para que a urina seja segurada durante o sono;
  • Falta de produção de hormônios antidiuréticos, que atuam na redução da produção de urina em meio à infância no período noturno;
  • Eventos traumáticos ou muito estressantes para os pequenos, tais como ganhar um irmãozinho, ir à escola pela primeira vez, mudar de escola, dormir fora, e assim por diante;
  • Apneia do sono;
  • Infecções no trato urinário;
  • Constipações crônicas;
  • Problemas no sistema nervoso central ou trato urinário;
  • Sinal raro de diabetes do tipo 1.

Quais são os sintomas?

A micção involuntária durante a noite é o único sintoma da condição – a não ser que ela esteja relacionada a outra doença na bexiga, nos rins ou no sistema neurológico.

Além disso, vale aqui destacar a estimativa de que a enurese noturna seja até duas vezes mais comum no público infantil masculino. O histórico da condição na família também aumenta as chances de sua ocorrência.

Há tratamentos para a enurese noturna?

Quando a enurese não tem relação com qualquer outra doença, seu tratamento é mais conservador.

São métodos de tratamento geralmente recomendados pelos médicos:

• Criação de uma rotina em que o paciente faça xixi mesmo quando não estiver com vontade (de modo a criar os “sensores” que alertam quando é hora de ir ao banheiro);
  • Diminuir a quantidade de líquidos que a criança pode ingerir no período da noite;
  • Fisioterapia para fortalecimento dos músculos na área da bexiga;
  • Em determinados casos, o médico ainda pode prescrever o uso de determinados medicamentos.